Quinta-feira, 2 de julho de 2009 - 16h27
Índios Karitiana conectados ao mundo digital. Esta é a proposta da parceria firmada entre o Poder Judiciário de Rondônia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os indígenas vão receber aulas de informática pelo período de um mês, ministradas por instrutores do TJ, nos laboratórios do Senai. A cooperação visa levar a inclusão digital para a aldeia e prepará-los para o desenvolvimento econômico que se aproxima.
Estiveram presentes na reunião realizada na Federação das Indústrias do Estado (FIERO), nesta semana, o secretário administrativo do TJ, Leonardo Donato, o diretor de Recursos Humanos, Jean Carlo, a coordenadora do projeto de inclusão digital do Judiciário, Fátima Gonçalves, o diretor do Senai, Vivaldo Matos e a diretora da escola Senai Marechal Rondon, Elza Ronsoni. Na ocasião, as instituições apresentaram o planejamento para capacitarem os indígenas e alcançarem resultados positivos com os trabalhos.
De acordo com o secretário administrativo do TJ, Leonardo Donato, a Administração tem estado atenta aos trabalhos voltados às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as boas práticas tem servido como cenário para as atividades diárias da Justiça Estadual.
O secretário acredita que a iniciativa do TJ em trabalhar com os Karitianas abriu perspectivas de novos parceiros para os trabalhos de responsabilidade social desenvolvidos pelo Judiciário. A Administração tem apresentado experiências bem sucedidas em diversos segmentos da responsabilidade social e ambiental, como: economia de papel, telefone e energia; coleta seletiva; inclusão digital por meio do projeto Iniciar e agora com o índios. A intenção é apresentar aos servidores e magistrados os benefícios gerados com a responsabilidade social.
Para o diretor do Senai, Vivaldo Matos, o Judiciário tem incentivado práticas responsáveis nas áreas social e ambiental, como o projeto TJ em dia com o meio ambiente e com isso tem se tornado acessível à sociedade. Os reflexos dessas iniciativas do Tribunal de Justiça tem disseminado a importância da cidadania. O Senai está abraçando a parceria por acreditar que é o caminho certo.
Doações de computadores
No último mês de abril, o Tribunal doou computadores para a aldeia indígena Karitiana, localizada a 100 quilômetros de Porto Velho. A ação ganhou repercussão nacional.
Fonte: Ascom/TJRO
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)