Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ RO desenvolve sistema de habeas corpus pela internet



O resultado esperado é de que o tempo de tramitação de um habeas corpus seja reduzido de oito para dois dias no segundo grau da Justiça de Rondônia. O HC Digital, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, deve entrar em funcionamento, por um período de teste, até dezembro deste ano e é uma iniciativa pioneira no Brasil, que dará mais agilidade aos julgamentos de pedidos de relaxamento de prisão.

Conhecido no meio jurídico como remédio heróico, o habeas corpus é o mais antigo dos recursos do Direito, instituído por volta de 1215, na Europa. Esse remédio, que é garantir a liberdade a quem está preso, entra agora para a era da internet e, através do Sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Informática do Judiciário estadual, permitirá a advogados, defensores públicos, Ministério Público e magistrados rapidez e desburocratização no julgamento desses pedidos.

O princípio da eficiência na administração pública e o fim da utilização de papel nesse tipo de processo estão entre os argumentos que justificam a implantação do HC Digital.

Segundo a chefe da Divisão de Sistemas Judiciários do TJ RO, Ângela Carmem Szymczak, o sistema permitirá, por exemplo, que assim que o pedido chegue ao TJ, pela internet, seja enviado um aviso ao desembargador, que analisará o habeas corpus e poderá enviar pedidos de informação ao juiz de primeiro grau, despachos e até sua decisão com assinatura digital para as comarcas em todo o estado.

Daí, com a impressão do documento, o preso pode ser solto imediatamente. Esse procedimento atualmente é feito através de malotes de correspondência e fax.

Além de Ângela, participam da comissão que desenvolve o novo sistema os desenvolvedores Luciano Côrtes, Cristiano Gutierrez, Renata Rodrigues e Tibério Luiz.

 

Inovação

Para Clodoaldo Aizzo, assistente da Ouvidoria do TJ RO, o projeto é mais uma inovação do Judiciário estadual, que é um dos que mais rápido julga habeas corpus no Brasil. Aizzo destacou que o procedimento eletrônico na Justiça é amparado pelas Diretrizes Gerais Judiciário, que prevê a designação de servidor pelo juiz para abertura diária da caixa de mensagens do correio eletrônico.

A norma vigora desde 2007 e agora é utilizada como salvaguarda para que as comunicação originadas nos procedimentos eletrônicos no HC Digital sejam visualizadas e respondidas em tempo hábil, o que dará a rapidez pretendida pelo TJ na concepção do projeto.

Clodoaldo foi engajado na implantação desse sistema por determinação da presidente do TJ RO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, a quem o servidor fez a exposição do projeto, idealizado por ele.

 

Projudi

O novo sistema tem moldes parecidos com o Processo Judiciário Digital (Projudi), implantado pelo TJ RO ainda em 2007 para atender os Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O Projudi, sistema em software desenvolvido pelo CNJ, foi implantado pelo Tribunal com uma novidade: em Juizado Criminal. O Estado foi um dos primeiros do Brasil a implantar o Projudi na área criminal.

Fonte: Ascom TJRO


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã e destaca protagonismo dos distritos de Rondônia

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã e destaca protagonismo dos distritos de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)