Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Terminal Pesqueiro é inaugurado


Os pescadores profissionais de Rondônia receberam do prefeito Roberto Sobrinho e do ministro da Pesca e Agricultura, Altemir Gregolin, o Terminal Pesqueiro, totalmente reformado, ampliado e modernizado. “Esta obra é a primeira que nós estamos inaugurando na beira do Rio Madeira. Estamos virando Porto Velho para ficar de frente para o Madeira. Haverá outras obras e aproveito para anunciar que estarei aqui de novo amanhã, desta vez com o ministro dos Transportes para assinar o convênio para a construção da Hidroviária de Porto Velho e para obras que vão mudar definitivamente o Cai n’Água”, disse Roberto Sobrinho, durante a inauguração do terminal pesqueiro.

O prefeito também destacou a construção do novo mercado do Cai n’Água, já na fase de conclusão, bem como a pavimentação, urbanização e infra-estrutura do entorno do mercado e do frigorífico.

O ministro falou aos pescadores que se sente meio rondoniense, já que os seus pais moram em Alta Floresta do Oeste. “Graças ao empenho do prefeito e dos seus secretários, em parceria com o Governo Federal, a obra está concluída e pronta para ser utilizada. E tem mais, os produtos que forem industrializados neste terminal receberão o SIF (Selo de Inspeção Federal), para garantir a comercialização em todo o estado e outras regiões do Brasil”, disse Gregolin. Roberto lembrou aos pescadores o compromisso assumido ainda durante a campanha: “eu e os pescadores temos um compromisso firmado: a Prefeitura vai comprar o hamburguer de peixe que será produzido pelos novos equipamentos que instalamos no terminal. Esta matéria prima será utilizada na merenda escolar de nosso município para garantir ainda mais uma alimentação saudável aos nossos alunos e, ao mesmo tempo, garantir o escoamento da produção do peixe de segunda classe”.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração vários secretário municipais, vereadores, pescadores, familiares de pescadores e autoridades federais, estaduais e moradores dos bairros Triângulo e Cai n’Água. A cerimônia foi encerrada com a descerramento da faixa inaugural.

A OBRA

Quando Roberto Sobrinho assumiu a administração municipal, o Terminal Pesqueiro estava completamente destruído havia vários anos. Agora o terminal está pronto para funcionar atendendo todas as exigências da fiscalização sanitária, pois foram feitas muitas obras e investimentos no setor. De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Josélia Saraiva, as principais melhorias foram a instalação de um novo e moderno telhado, a fiação da rede de energia, a pavimentação interna e externa, substituição de todo revestimento de azulejos, construções das salas para depósito de vasilhames e embalagens, construção dos banheiros masculino e feminino, da guarida, alambrados e portões, além da reforma das esteiras, das torre e serpentinas, instalações hidráulicas e elétricas; instalação de portas novas na câmara frigorífica, entre outras.

A obra foi realizada em parceria com o Governo Federal, que investiu cerca de 600 mil reais. Está prevista ainda a chegada e instalação de outros equipamentos, como a empacotadora e seladora de alimentos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)