Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'tenho que fazer uma economia de guerra', diz Confúcio



Tem muita gente animada no Governo, por incrível que pareça, mas tem. Ontem mesmo me encontrei com os peritos criminais. Assinei a escritura definitiva de um terreno da fundação deles. Que tem por ela imenso orgulho. Prestam cursos, arrecadam e investem em melhoria de suas condições de trabalho. Trata-se de um grupo de gente madura,'tenho que fazer uma economia de guerra', diz Confúcio - Gente de Opinião alguns deles são da velha guarda e que pra mim foi um reencontro.

Tive que me expor. Não teve jeito. Auditório cheio, lá no Ministerio Público, um encontro extraordinário e incomum. Negociação de dívidas do exercício anterior. Falei a verdade, somente a verdade e vou fazer das tripas corações para pagar com o meu orçamento 2011 contas imprevistas e que também eram imprevistas do ano passado. Dói no osso. E aí? Vai cheirar chifre queimado, mas tenho que fazer uma economia de guerra. A Dilma cortou em nível federal 59 bilhões e eu por aqui terei que cortar na própria carne. Breve anunciarei os cortes. Porque em governo não tem cheiro e nem vela. É como um cano roliço, a gente não vê emenda entre um e outro. Tudo é inteiriço.

Enquanto isto, fico correndo a cidade. E à noite assisti à posse formal, na OAB, do Reitor Januário e da Maria Cristina. Reitor e Vice da Unir. A nossa Unir que tem feito muito sucesso no Estado e muita ousadia das reitorias, de no peito e na raça ir tocando a Educacão superior gratuita com excelente nivel. Tanto na capital como no interior do Estado. Só Deus sabe em que condições, mas está aí o seu portfólio de fazer inveja às grandes universidades brasileiras.

Está pronto o Projeto de Lei que cria a Fapero. A fundação de apoio à pesquisa em RONDÔNIA. Cada um pesquisador rondoniense foi arredondando a proposta e creio que está no ponto. Depois de aprovada é dar asas a imaginação e começar a pesquisar para que possamos trabalhar com bases mais solidas.

O Chicão e a Bebel tiveram comigo. O dinheiro é curto, mas a vontade é grande. Trabalham na cultura e no esporte. Estão afinando a viola para a implantação da lei de incentivo à cultura e ao esporte. E iniciar a politica de editais no Estado, para que os agentes culturais possam se inscrever e ter ao menos um estímulo, mesmo que singelo, mas uma luz de apoio. Isto já é uma incrível demonstração de boa vontade de governo.

O pessoal precisa visitar a sala da Transposição, que fica na Secretaria da Administração. Tem um pessoal atento, voluntário, trabalhando bem à frente. Quando o pessoal do governo federal chegar aqui, já tenhamos feito o dever de casa e possamos atender a todas as exigências deles e fecharmos o pacote dos servidores estaduais que serão transpostos. Prevenido morreu de velho. Mas a festa foi bonita em Brasilia, dias atrás, lá no MINISTERIO do Planejamento. A sala ficou pequena. Nunca vi tanto rondoniense unido pela mesma causa por metro quadrado.

Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)