Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE suspende licitação da CMR para compra de veículos


O pregão eletrônico realizado pelo Estado para aquisição de veículos pesados visando atender a Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), cuja sessão seria aberta nesta terça-feira (17), foi suspenso pelo Tribunal de Contas (TCE), após decisão monocrática proferida nessa segunda-feira (16).

Com orçamento estimado em R$ 1.668.666,67, a licitação tem como objeto a compra de uma escavadeira hidráulica e de dois caminhões. No entanto, feita a análise do edital pelo Tribunal de Contas, foram apontadas irregularidades, que, segundo a decisão, evidenciam perigo de dano ao erário.

O corpo técnico da Corte apontou três inconformidades referentes a ausências: de autorização passada pelo ordenador de despesa (no caso, o gestor da CMR) para abertura da licitação; de adequação financeira, que também deveria ter sido passada pelo gestor; e, por fim, de orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários.

Outra impropriedade apontada na decisão consiste na exigência, sem justificativa, de que os produtos a serem adquiridos sejam de fabricação nacional, o que, segundo o TCE, poderá redundar em violação ao princípio da ampla competitividade e seleção da proposta mais vantajosa.

Diante da possibilidade de dano ao erário e para preservar o interesse público, o TCE determinou aos responsáveis pela licitação – no caso, além da CMR, a Superintendência Estadual de Licitações (Supel) – de que se abstenham de praticar qualquer ato relacionado ao procedimento.

O inteiro teor da decisão monocrática do TCE está disponível no site da instituição: www.tce.ro.gov.br.

Fonte: TCE-RO

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)