Segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 11h55
A preocupação e o engajamento do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em elaborar, implementar e cumprir as ações e os objetivos constantes do seu plano estratégico para o período 2011/15 foram realçadas na avaliação nacional realizada pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), procedimento inédito ao qual se submeteram os TCs visando apurar sua qualidade e agilidade em controle externo.
De acordo com o presidente do TCE-RO, conselheiro José Euler, o fato de as ações elencadas no Plano Estratégico 11/15 estarem alinhadas aos itens do programa de avaliação da Atricon, conforme apontou o Comitê Gestor da entidade na visita técnica feita à Corte rondoniense em outubro, indica o acerto da instituição ao apostar na eficiência do planejamento estratégico.
Nesse sentido, ele deu ênfase às etapas que têm sido deflagradas internamente na Corte ao longo dos últimos tempos visando à implementação, execução e monitoramento do Plano Estratégico 11/15, incluindo a contratação de consultoria especializada (Associação Brasileira de Orçamento Público – Abop), além da elaboração e implantação de outras ferramentas gerenciais de planejamento, como o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e, por último, o Plano Estratégico de Comunicação Social 13/15.
Durante esse processo também deve ser citado o estabelecimento do sistema de gestão à vista, que visa assessorar a alta administração no monitoramento da qualidade dos serviços e do desempenho de gestão do TCE. Denominada Sistema de Medição do Desempenho Organizacional (SMDO), a ferramenta gerencial foi regulamentada por meio da Resolução nº 136/2013, aprovada pelo Conselho Superior de Administração (CSA).
DIAGNÓSTICO
Todos esses instrumentos de gestão, de acordo com o conselheiro presidente, são fundamentais para o amadurecimento interno da cultura de planejamento e, consequentemente, o alcance dos objetivos do Plano Estratégico e da visão pretendida pelo TCE, dentro de sua missão constitucional.
Além disso, trazem repercussão positiva para a instituição, como no recente diagnóstico feito dentro do programa de avaliação da Atricon, cujos resultados finais, incluindo o mapa consolidado da situação dos TCs, serão divulgados durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES).
Fonte: Ascom
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia
A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia
O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)