Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE e TJ debatem conselho de tecnologia reunindo poderes e órgãos


TCE e TJ debatem conselho de tecnologia reunindo poderes e órgãos - Gente de Opinião
O desembargador Walter Waltenberg foi recebido pelos conselheiros Edilson de Sousa e Benedito Alves

O Conselho de Tecnologia do Estado, reunindo poderes e órgãos, foi um dos temas debatidos na quarta-feira (31), na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa, acompanhado do conselheiro Benedito Alves, e o novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RO), desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior.

Na ocasião, o desembargador presidente Walter Waltenberg fez um convite ao TCE, para compor o mencionado Conselho de Tecnologia, que, entre outros objetivos, busca soluções tecnológicas em comum que integrem os diversos órgãos governamentais.

Relativamente ainda ao conselho, Walter Waltenberg lembrou que essa integração no âmbito institucional público rondoniense trará benefícios diretos ao cidadão, incluindo uma justiça mais célere. “No relacionamento com as contas públicas, meu desejo é que o Tribunal de Contas possa buscar nos nossos sistemas, diretamente, as informações que necessita, sem necessidade do envio de inúmeros relatórios criados manualmente”, disse.

FERRAMENTAS DE TI

Entusiasta e incentivador da tecnologia da informação e comunicação como ferramenta essencial ao pleno desenvolvimento das atividades do setor público, o conselheiro presidente Edilson de Sousa falou do esforço do TCE no desenvolvimento e implantação de soluções tecnológicas em benefício da gestão pública e da sociedade.

Nesse sentido, falou de sistemas, como o Sigap, dos portais da Transparência e de Acesso à Informação, do portal Tô no Controle, entre outros. “Também estamos trabalhando em novas ferramentas, incluindo uma que em breve estará disponível para promover uma grande mediação entre a gestão e a sociedade”, concluiu.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)