Segunda-feira, 23 de janeiro de 2017 - 07h30
Além de apoiar a ação deflagrada no último dia 9 pelos Ministérios Públicos de Contas (MPCs) dos estados do Norte do Brasil de protocolarem pedidos para que os Tribunais de Contas da região façam auditorias operacionais no sistema penitenciário de cada Estado, o TCE de Rondônia, por meio do conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva, tem defendido a ideia de que a auditoria adote o mesmo padrão para todos os Tribunais de Contas do Norte.
De acordo com Edilson de Sousa, dessa forma haveria um ganho na estratégia, na metodologia e até mesmo nos dados que servirão para o mapeamento e o enfrentamento da questão, gerando celeridade e objetividade na abordagem.
Nesse sentido, o TCE-RO vai além e propõe que o compartilhamento da metodologia seja acompanhado do compartilhamento de pessoal, na mesma região, entre todos os TCs, gerando, assim, uma força de trabalho coesa e especializada para a consecução da mencionada tarefa.
Sabedora da proposta da Corte de Contas rondoniense, a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Claudia Pereira, disse que a estratégia do TCE-RO está correta e esbanja eficiência. “Se todos se unirem, maximizarão recursos, tempo e esforços. Além disso, com um padrão único, os TCEs conseguirão avançar mais rapidamente na busca de dados, análise e em suas conclusões”, avaliou.
Para Adilson Moreira, Procurador-Geral de Contas de Rondônia e Vice-Presidente do CNPGC na região Norte, basta, apenas, que os Estados da região deliberem pela aprovação de uma metodologia padrão, iniciando, em seguida, a execução dos trabalhos.
No próximo dia 9 de fevereiro, o CNPGC se reúne para avaliar e divulgar os avanços dos trabalhos nos estados do Norte do Brasil, quando espera que todas as auditorias já tenham sido iniciadas.
No próximo dia 9 de fevereiro, o CNPGC se reúne para avaliar e divulgar os avanços dos trabalhos nos estados do Norte do Brasil, quando espera que todas as auditorias já tenham sido iniciadas.
Fonte: Ascom TCE-RO
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)