Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Superintendência Regional do Trabalho realiza palestra sobre assédio moral



A Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia realiza a palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”  na cidade de Ariquemes no próximo dia 24, às 16 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial daquele município, situada à Av. JK , n° 1369. A palestra será ministrada pelo auditor fiscal do Trabalho, Wilmo Alves.

A Superintendência desde o início do mês de julho vem realizando palestras para trabalhadores, empresários e líderes sobre “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”.

Esse trabalho de conscientização sobre o comportamento ético na relação entre líderes e integrantes , e, integrantes e integrantes, começou  quando o Consorcio Santo Antônio Civil convidou a Superintendência do Trabalho e Emprego em Rondônia para ministrar palestras sobre “Assédio Moral e Sexual no Ambiente  de Trabalho”, para empregados e gestores do Consórcio.

As palestras, no Consórcio Santo Antônio Civil, foram ministradas em 8 turmas pelo auditor fiscal do Trabalho, Wilmo Alves, que em uma hora de apresentação discorre sobre as características do assédio moral e sexual;  conceito de humilhação; fases da humilhação; estratégias do agressor; as manifestações do assédio moral; perfil do assediador; como evitar a humilhação; definição e características do assédio sexual, e outros pontos concernente ao tema.

O superintende regional do Trabalho em Rondônia, Ruy Motta, disse que essas ações de conscientização é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego visando dotar o trabalhador e também o empregador de seus direitos e deveres.  Ruy inclusive alertou para o detalhe que o Assédio Sexual é crime conforme preceitua o Código Penal no seu  art. 216-A, com redação dada pela Lei nº 10.224, de 15 de maio de 1991.

Rui Motta explicou que “a violência moral e a sexual no ambiente do trabalho não são um fenômeno novo. As leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. Há a necessidade de conscientização da vítima e do agressor(a), bem como a identificação das ações e atitudes, de modo a serem adotadas posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho digno,  gratificante e propício a gerar produtividade”.

Fonte: SRTE/RO

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)