Terça-feira, 21 de maio de 2013 - 10h50
O grupo Clamor - Cinta Larga Amigos em Movimento pelo Resgate – fez reunião na última sexta-feira, 17 de maio, e iniciou as discussões para o apoio ao grupo indígena. Idealizado pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) e composto por representantes de instituições da sociedade civil, faculdades, órgãos públicos e outros interessados, o
grupo tratou da constituição de comissões temática e da sistemática dos trabalhos.
O procurador da República Reginaldo Trindade explicou que cada participante do Clamor pode contribuir dentro de sua área de conhecimento. Durante a reunião, várias sugestões foram pontuadas como formas de proporcionar melhoria para o povo indígena Cinta Larga. Três indígenas participaram da reunião e esclareceram quais as dificuldades enfrentadas, principalmente a necessidade de capacitação para o desenvolvimento de atividades de sustentabilidade daquela etnia.
“De nada adianta termos alternativas econômicas se não tivermos capacitação para dar continuidade aos projetos”, afirmou Nacoça Pio Cinta Larga. O indígena expôs que alguns projetos já foram feitos, mas perdeu-se devido à falta de capacitação. Para os participantes do Clamor, este será um pontos que norteará as iniciativas.
Educação superior
Na quarta-feira passada, 15 de maio, o acesso à educação também foi tema de reunião mediada pelo MPF/RO. A reunião foi realizada em Cacoal e teve por propósito tentar facilitar o acesso de estudantes da etnia Cinta Larga às faculdades da região de Cacoal.
Definiu-se na reunião que o MPF/RO elaborará uma minuta do convênio e apresentará às faculdades que compareceram à reunião. O procurador Reginaldo Trindade explicou que a proposta será no sentido de que todas as faculdades de Rondônia disponibilizem vagas, gratuitamente, para serem providas por índios Cinta Larga nos mais variados cursos. Os demais custos (hospedagem, alimentação, transporte, aquisição de livros etc.) serão arcados mediante outros incentivos, buscados junto à Funai e MEC, por exemplo.
“Nossa intenção é que o convênio seja firmado o quanto antes e já comece a valer para o segundo semestre ou, no máximo, para 2014. Faremos levantamento para identificar quantos índios estarão aptos a cursar a universidade nos próximos anos”, finalizou o procurador.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429
Durante entrevista concedida neste sábado à Rádio Clube FM de São Miguel do Guaporé, o deputado estadual Ismael Crispin (PP) comemorou os resultados

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD
Durante reunião na Central Única dos Trabalhadores – CUT/RO com sindicatos e movimentos sociais, a pré-candidata a deputada estadual pelo PT/RO, Gio

Mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, maus tratos e crimes sexuais, deverão ser atendidas em sala privativa, em Cacoal,

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)