Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sobrinho inaugura casa de internação para mulheres dependentes químicas



O prefeito Roberto Sobrinho e o presidente e fundador da Associação Casa Família Rosetta, padre Vicente Sorce, inauguraram na manhã desta quinta-feira (16/7) a Associação Terapêutica 'Nossa Senhora Aparecida', voltada para a recuperação e reinserção social de dependentes químicas do sexo feminino. Trata-se da primeira entidade com internação para mulheres usuárias de drogas no Estado. Com capacidade de atendimento para 20 pessoas, a casa está localizada no quilômetro 28 da BR-364, sentido Cuiabá. 

A entidade foi viabilizada por uma parceria firmada entre a Casa Família Rosetta e a prefeitura, que vai contribuir com a manutenção da casa. Presente na solenidade o arcebispo de Porto Velho, Dom Moacir Grechi, ressaltou a determinação de Roberto Sobrinho, que se comprometeu com a manutenção do centro, "decisão fundamental para que a Associação Família Rosetta - com sede instalada na Sicília, na Itália - para a instalação do centro em Porto Velho ". 

A Associação oferece um tratamento que já foi utilizado com sucesso e conta com o aval de entidades internacionais de tratamento de dependentes químicos. A terapia conta com a ajuda de uma psicóloga, três monitoras e uma pedagoga, profissionais estes que são pagos pela prefeitura. O trabalho visa a reintegração social da paciente, com apoio para o enfrentamento à dominação da droga, acesso ao mercado profissional e o reencontro com a família. O tempo requerido para o tratamento depende de cada caso, sendo que o para as adolescentes o período mínimo de internação é de seis meses, já as adultas devem permanecer por até nove meses internadas. O tratamento também se estenderá à família e a paciente terá um acompanhamento no período de retorno para o convívio social. 

A inauguração da Associação Terapêutica emocionou uma platéia numerosa que assistiu a cerimônia. A primeira dama da Capital, Lucilene Peixoto, lembrou o empenho do prefeito para a implantação da entidade. Em 2008, o casal visitou a Casa Maria Rosetta na Itália, para conhecer um centro que oferece o mesmo tratamento. "Fui duramente criticado na época. Meus adversários utilizaram politicamente este gesto, mas graças a Deus hoje nós estamos oferecendo este serviço tão importante para as mulheres da Capital", lembrou Sobrinho. 

A administração municipal, segundo o prefeito, tem priorizado as políticas de gênero, sendo que a maior parte do secretariado é formado por mulheres. Além disso, a prefeitura conta com um centro de referência para a saúde da mulher, um centro de referência para atendimento da mulher vítima de violência e até o final deste ano, a prefeitura vai inaugurar uma casa-abrigo, para as mulheres vítimas de violência doméstica que não têm condições de retornar para casa. Também será inaugurado em breve um centro psicosocial, para o atendimento ambulatorial de dependentes químicos. 

Presente na solenidade, a senadora Fátima Cleide lembrou o grande número de mulheres que ingressam no crime a partir do contato com as drogas. "É de suma importância que haja uma mão estendida para estas mulheres, para que possam ter uma segunda chance de retornar à vida", disse ela. A vereadora Elis Regina, representando a Câmara Municipal, também elogiou a iniciativa da prefeitura, enaltecendo o papel da mulher na sociedade. 

A solenidade de inauguração contou com a presença de secretários municipais e representantes da Justiça, da Igreja Católica e de entidades de apoio ao dependente químico. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)