Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sistema e-Estado vai agilizar decisões governamentais RO


Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura destaca a agilidade do sistema

O Projeto e-Estado, que vai integrar a gestão e administração governamental através de meios digitais, foi apresentado nesta quarta-feira (15) para um grupo de secretários e técnicos do governo de Rondônia. Segundo o diretor executivo de Tecnologia da Informação, Ronaldo Sawada, este modelo é o caminho para organização dos gastos e melhor utilização dos recursos humanos, entre outros benefícios.

O e-Estado tem origem no sistema e-Município, que faz sucesso na gestão de algumas das principais capitais brasileiras. Ele foi adaptado em Rondônia e é pioneiro no país para uma base tão ampla como o estado.

Os benefícios do projeto alcançarão as finanças, a educação, patrimônio, licitações, recursos humanos, servidores e cidadãos em geral. Para o governador Confúcio Moura, que assistiu a explanação, o estado precisa utilizar as vantagens que a tecnologia oferece, pois ainda funciona como no tempo do território federal.

Confúcio citou como exemplo um documento que precisava ser despachado para o prefeito Jesualdo Pires, do município de Ji-Paraná. Ali mesmo, enquanto falava, entregou o papel, que seguiu em mãos por um funcionário até dar entrada no órgão que trataria do assunto. Por meio digital, como será possível com o e-Estado, o despacho seria imediato e os efeitos agilizados.

O governador citou outro episódio que é emblemático da falta de agilidade do sistema atual. “É assim que as coisas ainda funcionam, mas precisamos avançar, podemos ser exemplo para o país”, acrescentou.

Ao apontar outras conquistas que virão com o e-Estado, o governador explicou que o mecanismo facilitará transparência para os órgãos de controle. “Vai chegar aos prontuários médicos, matrículas escolares, vai oferecer mais facilidade ao servidor. Vai possibilitar que ele seja reconhecido pelas conquistas obtidas na carreira.”

DIGITALIZAÇÃO

Ronaldo Sawada também explicou como funciona outra frente de avanço tecnológico que será oferecido pelo estado: o Gerenciamento Eletrônico de Dados (GED). Através deste meio será feita a migração dos documentos governamentais do ambiente material (os papéis) para o digital. Os benefícios, segundo ele, vão além do servidor público, atingindo também a população, pois com as informações digitalizados as consultas serão facilitadas.

O secretário de Planejamento, Orçamento, Planejamento e Gestão, George Braga, também elogiou o projeto. Ele disse que, quando estiver implantado, o e-Estado fará com que a administração seja marcada pelo grande feito, como acontece com os bons governos.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)