Quinta-feira, 16 de julho de 2009 - 11h12
Com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO) e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o Sindicado das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Rondônia (Sindipan/RO) realiza na manhã desta sexta-feira (17 de julho) reunião na Sala de Convenções do Sistema Indústria, com a participação de representantes da categoria.
De acordo com o presidente do Sindipan/RO, Pompeu Vieira Marques a reunião tem o objetivo de promover debate entre o segmento da panificação no Estado com os seus órgãos reguladores. Neste primeiro momento contaremos com a presença de representantes do departamento de Vigilância Sanitária de Porto Velho e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RO).
Pompeu explica que com o Conselho de Contabilidade trataremos de temas como contribuição sindical e a finalidade de recolhimento desse tributo, assim como criar um compromisso com o Conselho e escritórios de Contabilidade de todos os municípios de Rondônia, para que estes contabilistas se interem das decisões tomadas aqui e que se empenhem ao máximo na divulgação de tudo referente ao segmento da indústria de panificação e confeitaria.
O representante do CRC/RO, José Domingos Filho falará sobre as atividades do Conselho.
Com a Vigilância Sanitária Municipal serão tratados temas como informalidade, pois segundo o presidente existe um grande percentual, sobretudo em Porto Velho. O intuito do Sindicato não é perseguir estes trabalhadores, mas sim que elas se regularizem e que se tornam geradoras de tributos, de emprego e renda, pois não é justo que nós estejamos regularizados, pagamos impostos e geramos empregos, e tenhamos de enfrentar, por assim dizer esta concorrência desleal deste número imenso de estabelecimentos formalizados, enfatizou.
As boas práticas, o manuseio de alimentos e outras questões também serão debatidos com a representante da Vigilância Sanitária, Ivete Baleeiro, que na ocasião falará sobre a atuação do órgão na atividade industrial. O evento contará ainda com o representante do Banco da Amazônia (BASA), Francisco Gerhardt abordará o tema Linhas de Crédito.
O presidente destacou as ações do Projeto de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), em atividade via CNI, SEBRAE Nacional e FIERO. O projeto criado pela CNI oferece recursos para que as entidades filiadas as Federações dos Estados, para se candidatem a estes recursos. No final de 2007, o Sindipan pleiteou esse recurso. O Sindicato executará este projeto Juno a vinte empresas piloto na capital, o que não impede que com investimentos futuros possamos montar outra equipe com a participação de mais vinte empresas ou mais, e com o tempo estender para demais municípios como Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, Guajará-Mirim.
Fonte: UNICOM - FIERO
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)