Sábado, 24 de outubro de 2015 - 06h03
Farmácias, drogarias e laboratórios de Porto Velho terão que disponibilizar aos clientes um recipiente para coleta de medicamentos e cosméticos deteriorados ou com prazo de validade expirado. É o que determina Projeto de Lei proposto pelo vereador Sid Orleans (PT) que tramita na Câmara Municipal e, caso aprovado, segue para a sanção do prefeito de Porto Velho.
Pela proposta, os materiais recolhidos deverão ser acondicionados em caixas também impermeáveis, com lacre assinado pelo farmacêutico/biomédico responsável pelo estabelecimento. O material recolhido deverá ser encaminhado aos fabricantes ou importadores.
A proposta do vereador Sid Orleans visa garantir aos munícipes um local adequado para descarte de medicamentos vencidos e afins, considerando que a destinação inadequada de muitos produtos pode levar a uma questão de saúde pública.
“O descarte inadequado pode provocar danos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, consideramos importante que a população esteja consciente de que deve dar uma destinação correta a estes produtos, muitas vezes tóxicos. Mas não adianta conscientizar a população sem que haja uma alternativa para a entrega do material e a proposta é justamente para que se tenha recipiente para coleta correta”, salientou.
A matéria vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 2.305, estabelecendo que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos que possam causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana devem criar um sistema de recolhimento e destinação final, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana.
Fonte: Sid Orleans
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)