Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Setor produtivo de RO pede inclusão de optantes do Simples em PL que facilita pgto. de impostos



O setor produtivo de Rondônia participa no dia 13 de junho, próxima segunda-feira, de uma reunião com o deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO), para parabenizar o parlamentar pela autoria do Projeto de Lei (PL) 120/11, que aumenta para 180 meses a possibilidade de parcelamento de dívidas de pessoas físicas e jurídicas junto à Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, além de reduzir a carga de juros e outros encargos dos débitos. Durante o encontro, será reivindicado que os optantes do Super Simples Nacional também sejam beneficiadas por meio do PL 120/11.

“Inexplicavelmente, ao contrário das empresas de grande porte, os optantes do Simples estão impedidos por lei de parcelar débitos com a Receita Federal. Com o acúmulo das dívidas, eles perdem o tratamento diferenciado e assim são praticamente empurrados para a falência. Em todo o Brasil, cerca de 600 mil empresas estão nesta situação. O Super Simples conta com 5 milhões de optantes. Seria muito importante que a lei tão esperada por este imenso contingente de empresários saísse aqui de Rondônia”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Estado e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia (Simpi/RO), Leonardo Sobral.

Em Ariquemes, o presidente da Associação dos Moveleiros de Ariquemes e diretor do Simpi/Rondônia, Luiz Carlos Kozerski, vai acionar a Justiça para solicitar o parcelamento de débitos de empresas optantes do Supersimples Nacional do município junto à Receita Federal. Ele informa que 40% destes negócios têm pendências com o Fisco e se não houver condições de parcelamento destas dívidas, estes empresários irão à falência, provocando sérios problemas para a economia do município.

”Se aprovado, o PL 120/11 vai beneficiar um grande número de empresários que não conseguem acertar as contas com a Receita Federal em todo o País, porque os juros cobrados são muito altos, o que impossibilita o acerto das contas. Com isso, as empresas ficam congeladas, impedidas de crescer. Com novas regras, o empresariado vai ganhar fôlego para trabalhar, aquecendo a economia, com a geração de renda, empregos e impostos”, considera a presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL) de Rondônia, Joana Joanora das Neves.
 

Projeto de Lei 120/2011

O Projeto de Lei 120/11 propõe o refinanciamento de dívidas de pessoas físicas e jurídicas vencidas até 31 de dezembro de 2010, que estejam ou não em divida ativa e mesmo em fase de execução penal. O prazo de parcelamento poderá ser estendido até 180 meses, com redução de juros sobre o débito. As parcelas não poderão ser menores de R$ 50 para pessoas físicas e de R$ 100 para as jurídicas. O PL foi apresentado em abril deste ano na Câmara e atualmente tramita nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Finanças e Tributação, onde tem como relator o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB/TO).

Em Rondônia, o PL 120/2011 já conta com o apoio das seguintes Federações: Agricultura e Pecuária (Faperon), Micro e Pequena Empresa (FEEMPI/SIMPI), Comércio Serviços e Turismo (Fecomércio) Associações Comerciais de Rondônia (Facer) e Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Estado.

Fonte: Ana Aranda
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)