Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sesdec abre inscrição para serviço voluntário


Gente de Opinião

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) torna público que a partir de segunda-feira (6) até o dia 27/11, estarão abertas as inscrições para candidatos interessados em prestar serviço voluntário nas Estruturas Administrativas das Unidades Integradas de Segurança Pública-Unisps, na Capital e no interior do Estado, nas categorias de serviço voluntário social e serviço voluntário profissional. O processo seletivo será regido pelo Edital 001/2017 que foi publicado no dia 31 de outubro.

A inscrição deverá ser realizada por meio do Portal de Processos Seletivos do Governo do Estado de Rondônia através do link que disponibiliza o Edital e a Ficha de Inscrição que deverá ser preenchida com dados pessoais do candidato e demais informações. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Conforme explicou o ouvidor da Sesdec, Leandro Picoreli, o serviço voluntário será prestado de forma espontânea e terá o prazo de duração de até um ano, prorrogável uma vez por igual período, não gera vínculo funcional ou qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim e qualquer pessoa física que se enquadre nos termos estabelecidos no edital pode se inscrever, sendo a idade mínima de 18 anos e possuir Idoneidade Moral.

A prestação do serviço voluntário se dará em quaisquer áreas do conhecimento, que abranjam as seguintes categorias: Serviço Voluntário Social que será prestado por pessoa física da comunidade, que tenha objetivos cívicos e de promoção e exercício dos direitos humanos, culturais, recreativos ou assistenciais, nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, meio ambiente, defesa social e jurídica, segurança pública, dentre outros.

Já o Serviço Voluntário Profissional será prestado de forma complementar, por pessoa física com formação nas áreas de saúde, educação, segurança pública, esporte, lazer, cultura, meio ambiente, assistência e defesa social e jurídica, dentre outros. “Ao voluntário somente serão cometidas tarefas e responsabilidades compatíveis com o conhecimento, experiência e interesses declarados por ocasião de sua inscrição”, acrescentou o Ouvidor da Sesdec.

A jornada de trabalho envolve uma carga horária mínima de seis horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, a ser exercida no horário das 7h30 às 13h30 e o prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas com transportes e alimentação no valor de R$ 35,00 por dia, efetivamente trabalhado.

VAGAS

Serão ofertadas, neste Processo Seletivo, 50 vagas para candidatos que se interessam em prestar serviço voluntário nas Unisps-Sesdec, sendo em Porto Velho 22 vagas que serão distribuídas nas Unisps Leste, Sul e Centro; Ariquemes (7), Ji-Paraná (7), Colorado (1). Cujubim (1), Espigão do Oeste (1), Ouro Preto do Oeste (1), Machadinho do Oeste (1), Nova Brasilândia (1), Rolim de Moura (1) e Vilhena (7).
 

LINK EDITAL

LINK INSCRIÇÃO
 


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)