Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SESCOOP-RO participa de reunião técnica em Palmas



De 14 a 18 de setembro, a Organização das Cooperativas Brasileiras e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins promovem o “I Encontro Estadual de Coordenadores do Programa Cooperjovem/Formando Lideranças”, e, simultaneamente uma Reunião da Comissão Técnica do Prêmio Técnico Empreendedor para avaliação dos projetos da Região Norte. 

A extensa programação que acontecerá em Palmas, capital do estado, tem como objetivo capacitar os coordenadores do programa para o desempenho de sua função, como agente líder, ampliando o espírito e a visão cooperativista.

Na oportunidade as cooperativas rondonienses serão representadas pela assistente- técnica da Diretoria do Sistema OCB-SESCOOP/RO, Geâne Nazaré Ferreira, e pelo gerente de Capacitação do SESCOOP-RO, Robson Fernando Batistão.

Estarão, também, na capital tocantinense, executivos cooperativistas do Pará, professores ligados ao Cooperjovem, e o coordenador de Promoção Social do Sescoop Nacional Jorge Toledo, que durante o evento proferirá palestra com o tema “As Perspectivas do Sistema OCB/SESCOOP para o Programa Cooperjovem”.

A importância dos dois eventos está mostrar aos participantes como funciona o sistema municipal de ensino de Palmas, e os benefícios da parceria na Educação, através das ações realizas pelo Cooperjovem no estado do Tocantins.

Cultura cooperativista

O Cooperjovem é um programa de formação e capacitação continuada, direcionado às cooperativas educacionais e escolas da rede pública. Está implantado no Tocantins desde 2001, presente nos municípios de Palmas, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Dianópolis, tendo mais de 40 escolas envolvidas. Seu principal objetivo é a difusão da cultura cooperativista, através da prática dos valores essenciais como a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a responsabilidade, a democracia, a igualdade e eqüidade, a honestidade e a ajuda mútua. Suas atividades estão voltadas para a construção participativa incentivando o aluno a relacionar-se com seu grupo e com o meio; a desenvolver o senso crítico e o processo de tomada de decisões de forma que suas opções o satisfaçam pessoalmente e que sejam socialmente positivas na construção de uma sociedade onde todos possam ter maiores possibilidades de viver em harmonia.

Fonte: Antônio Roque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)