Quinta-feira, 4 de junho de 2009 - 18h47
Objetivo é promover maior aproximação do Sescoop com as cooperativas por meio de cursos de aperfeiçoamento
Curso de Conselheiro Fiscal Nos dias 4, 5 e 6 (quinta-feira a sábado), no auditório da Unimed de Ji-Paraná, o SESCOOP-RO promove um curso de Conselheiro Fiscal para as cooperativas da região.
O instrutor Marcio Heleno de Souza Rodrigues abordará o tema Cooperativismo: Instrumento para o Sucesso.
Na oportunidade os conselheiros fiscais de cooperativas terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a sua atuação, numa pauta que será desenvolvida sobre aspectos técnicos do cooperativismo, cooperativas, símbolos do cooperativismo, origem do cooperativismo, princípios do cooperativismo, diferença entre sociedade cooperativa e sociedade comercial, o ambiente de atuação do conselheiro fiscal, conhecer o universo de atuação, organização interna do conselho fiscal, atuação do conselho fiscal, e para que fiscalizar.
Durante os três dias, os conselheiros fiscais receberão aulas de acompanhamento da atuação da administração, acompanhamento do quadro funcional, arquivos do conselho fiscal, função controle, órgãos de controle, conflito de interesses, conceitos de contabilidade, estrutura da contabilidade, análise de balanço objetivos da análise, requisitos do balanço, métodos de análise, indicadores para análise de balanço.
Curso de Conselheiro de Administração
Este curso, também, na cidade de Ji-Paraná, será realizado na próxima semana, durante os dias 8 e 9 (segunda e terça-feira), tendo o mesmo instrutor Marcio Heleno de Souza Rodrigues. O tema será Cooperativismo: Instrumento para o Sucesso, com objetivo de oportunizar aos conselheiros de administração de cooperativas conhecimentos inerentes à sua atuação, bem como ferramentas para a mesma.
Metodologia
Os cursos serão realizados através de aulas teóricas, dinâmicas vivenciais baseados na metodologia CEFE, ZOOP, MAPP tendo ainda trabalhos em grupo e trabalhos em subgrupos e estudos de caso.
Como no curso de conselheiro, será feita avaliação oral e escrita.
Márcio Heleno Rodrigues é especialista em Administração, Cooperativismo, Associativismo, Agronegócio, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão de Processos.
Formado em Administração, com Habilitação em Administração de Cooperativas pela UFV e Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela UNINORTE; atua como consultor nas áreas de cooperativismo, associativismo e Administração, além de ser servidor público federal de carreira.
Márcio Heleno atuou por quatro anos como Superintendente da Organização das Cooperativas no Estado do Acre, e durante dois anos foi Consultor de Gestão da TATO Consultoria de Minas Gerais nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e ISSO 9000. Também, atuou como Conselheiro de Administração da Cooperativa de Credito dos Servidores Públicos do Acre.
Atualmente, Márcio Heleno Rodrigues é Conselheiro Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre.
Fonte: Antôni Roque
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)