Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sesau esclarece sobre alimentação em hospitais públicos


A Secretaria de Estdado da Saúde decidiu suspende na tarde desta segunda-feira (8), por meio da portaria 425/GAB/SESAU,o fornecimento de alimentação da empresa contratada e convocou em caráter emergencial outros fornecedores para garantir a alimentação dos pacientes, acompanhantes e servidores de plantão nos hospitais da rede pública.

A medida, anunciada pelo governo de Rondônia, visa garantir a normalidade no fornecimento de refeição, e, segundo a portaria, os usuários e quem trabalha na rede hospitalar não pode ficar sem alimentação e enfrentando as constantes ameaças de suspensão do fornecimento.

O atendimento emergencial será mantido até à conclusão de outra contratação emergencial ou do término pregão eletrônico 287/2013 em andamento.

A Sesau esclarece também que fornecedora anterior e responsável pelo fornecimento de alimentação ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Hospital de Base Ary Pinheiro era a empresa Fayslen e Medeiros LTDA e foi contratada em regime emergencial, através do contrato administrativo 045/PGE-2013, com início no dia 27 de maio de 2013.

A contratação emergencial da empresa Fayslen teve a supervisão de representantes do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual. No entanto, ficou comprovado que o serviço prestado pela empresa não supria as condições contratadas, notadamente quanto a regularidade, a qualidade e a segurança, conforme relatórios da Vigilância Sanitária e das equipes de nutrição e dietética das unidades de saúde.

Assim, a Sesau aplicou multa de 10% sobre o valor das faturas de junho de 2013, e hoje, surpreendida com a paralisação dos funcionários da empresa contratada, sob alegação de ausência de pagamento salariais decidiu suspender o contrato, uma vez que a fornecedora não apresentou as faturas de junho para pagamento e “por isso a Sesau está isenta de culpa quanto a referida paralisação”.

Fonte: Antonia Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)