Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seplan investe em Projeto de Inclusão Digital


 
A inclusão digital já é uma realidade para a comunidade do bairro Floresta, zona Sul da Capital. Uma iniciativa da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Floresta, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. O projeto conta com o financiamento do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – Seplan, via gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação, através de um convênio.

A parceria

De acordo com o gerente de Convênios da Seplan, Jorge Fernandes Júnior, a Seplan diante da parceria com entidades públicas e sem fins lucrativos, faz periodicamente as fiscalizações para assistir as execuções dos convênios firmados. E o convênio voltado para o projeto de inclusão digital, faz parte desse processo. “Esta é uma ação social em que a Seplan é parceira, através do convênio 420 PGE/2008 para aquisição de bens permanentes, como computadores, mesas e cadeiras. O recurso já foi repassado e a associação já adquiriu os equipamentos para promover e desenvolver o projeto”, explicou o gerente da Seplan, informando ainda que, cabe a associação, prestar conta e monitorar o projeto de inclusão digital.

Segundo o gerente de Ciência e Tecnologia da Seplan, Francisco Maciel, o Governo do Estado tem o interesse em fazer projetos que abrangem o objetivo da inclusão digital. “Levar um projeto como esse para uma comunidade carente é de extrema importância, pois irá trazer melhoria na qualidade de vida. O cidadão estará mais capacitado para o mercado de trabalho e, conseqüentemente, ele terá um aumento significativo na renda da família”, enfatizou Maciel.

O secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, apoiou esta ideia, visando atender a comunidade carente. De acordo com ele, o Governo do Estado tem o compromisso social perante a comunidade e nada mais justo que contribuir para fomentar projetos inovadores que irão proporcionar maior qualificação à população, através do acesso à informação, condição necessária para o ingresso no mercado de trabalho.

Sobre o Projeto

De acordo com Dácio Correia de Castro, coordenador do projeto, o mesmo será implantado no Centro de Disporto e Lazer – CEDEL, do bairro Floresta, com 18 mil metros quadrados, onde funciona a associação, e contará com ações voltadas à comunidade carente do bairro. “Encontramos a necessidade de atrair a comunidade para algo que a valorizasse, como também criar uma opção de lazer e para adquirir conhecimento às crianças, jovens e adultos. Não importa a idade. Pensando nisso, a associação se mobilizou e hoje, podemos dizer que esse trabalho já está concretizado”, disse Dácio. A previsão, segundo ele, é que o projeto atenderá aproximadamente quatro mil pessoas, diretas e indiretamente, por ano. O foco principal é a inclusão social através do acesso às tecnologias da informação e comunicação.

Estrutura do laboratório de Informática

O projeto contará com a instalação de dois telecentros com um total de 22 computadores. Um telecentro para o acesso grátis à internet e outro para a oferta de cursos de informática básica: Digitação, Windows, Word, Excel, PowerPoint, Access e internet.

De acordo com a gerente de Informática da Seplan, Raquel Adriana Mazzuchelli, a instalação de todos os equipamentos bem como o apóio técnico será fornecido pela gerência. “É muito importante que todos os equipamentos estejam bem instalados para que a comunidade possa utilizá-los com segurança e com a garantia de que estão recebendo um material de qualidade”, enfatizou a gerente.

A Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Floresta está na expectativa para o início das atividades do projeto, que estão previstas para o dia 15 de março de 2010. Para o presidente da Associação do Bairro, Raimundo de Almeida Queiroz, esta foi uma grande conquista, graças ao apoio do Governo do Estado, através da Seplan e parceiros. “Com este projeto iremos fortalecer a educação na nossa comunidade. Tendo em vista o desenvolvimento em que o Estado se encontra, as pessoas precisam estar capacitadas para ingressar no mercado de trabalho”, destacou Raimundo, agradecendo também a iniciativa privada local, que irá contribuir com a sustentabilidade do projeto. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)