Sábado, 26 de setembro de 2015 - 07h50
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) conclui o curso de encanador e instalador predial para 19 apenados do presídio ‘José Mário Alves’, o Urso Branco. O programa promove a reinserção dos reeducando, qualificando e capacitando profissionalmente, objetivando oferecer maiores chances de inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. O curso teve duração de duzentas horas e foi aplicado pelo Centro de Excelência em Educação e Tecnologia Senai Sebastião Camargo (CEET)
O Senai atende ao presidio Urso Branco desde 2014, quando foram firmadas parcerias com as empresas Amanco e Schneider. A partir daí, foi instalado um contêiner com equipamentos de informática, contendo 11 computadores para que reeducandos participem de cursos em EAD. Na próxima semana, o Senai inicia o curso de Introdução a Eletricidade Básica Bip Bop com a participação de 35 alunos.
Representando o diretor da Unidade Operacional, a colaboradora Andréa Lorenço destacou a importância da parceria com o sistema penitenciário e o empenho dos reeducandos em concluir o curso. “O intuito do Senai é dar continuidade ao projeto de formação profissional do reeducando. Acreditamos que eles almejam uma oportunidade para mudar de vida e garantir por meio da qualificação profissional sua fonte de renda e sua inserção no mercado de trabalho”, disse.
O gerente Regional Adriano agradeceu o apoio e a parceria com o Senai que realizou ações do gênero em outros presídios. “O Senai está sempre presente na formação de pessoas trabalhando em parceria. Quando atuei como diretor do Presidio Aruanã pelo período de 10 meses, foram montadas seis turmas com ótimos resultados”, afirmou.
O represente da turma, José Oliveira de Lima ressaltou que o curso foi importante, pois proporcionou conhecimento e uma profissão possibilitando, após o cumprimento de sua pena, uma fonte de renda. Oliveira comentou que “além de ter ajudado a ocupar o seu tempo vago contribuiu para remissão da sua pena”. Em nome da turma parabenizou o instrutor Ximenes pela dedicação.
O encerramento contou com a presença do secretário de Justiça, Marcos Rocha, do diretor da Casa de Detenção Dr. José Mario Alves da Silva – Urso Branco, Célio Lima, do gerente Regional do Sistema Prisional, Adriano Fortunato. Os instrutores José Luiz Ximenes e Debora Alessandra também prestigiaram o evento.
Fonte: Carlos Araújo
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)