Sábado, 25 de julho de 2009 - 12h46
Lançado em Rondônia por diretores da empresa Camargo Corrêa, no mês de abril, o projeto Geração Sustentável é um programa de qualificação de mão-de-obra que formará, em 36 meses, 10 mil profissionais no estado. A prioridade é capacitar cidadãos rondonienses que, ao término do curso, terão grandes chances de serem recrutados para trabalhar na Usina de Jirau, empreendimento controlado pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil.
A noite do dia 23 de julho foi de comemoração para mais 51 pessoas certificadas por meio do programa, todos concludentes do curso de operador de caminhão basculante. A cerimônia de formatura aconteceu no auditório da Escola SENAI Marechal Rondon, em Porto Velho, e foi prestigiada por diretores executivos do grupo Camargo Corrêa, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o engenheiro Denis Baú, além de diretores e colaboradores do SENAI e do Sistema Indústria de Rondônia.
Agarrem esta chance e trabalhem com determinação. Acreditem que todos vocês estarão ajudando a construir uma história de desenvolvimento e conquistas para o estado de Rondônia, disse Baú em seu discurso, desejando sucesso aos formandos. A cada trimestre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO), parceiro da Camargo Corrêa, certificará cerca de 500 jovens e adultos, nos cursos de pedreiro, carpinteiro, armador, mecânico, eletricista e operador de máquinas.
O gerente executivo da Camargo Corrêa, e o diretor regional do SENAI/RO, Luiz Américo Rogo e Vivaldo Matos, respectivamente, afirmam e concordam que a parceria Camargo Corrêa e SENAI é de fundamental importância. Qualificar mão-de-obra local é prioridade, e o SENAI é o melhor parceiro de ensino técnico para a indústria brasileira. Viemos para um estado muito carente de mão-de-obra qualificada, mas com o programa Geração Sustentável esta realidade já começou a mudar, e muitas pessoas ainda serão alcançadas e beneficiadas pelo projeto afirmou Rogo.
O motorista José Gomes de Araújo, de 47 anos, desempregado, emocionou-se durante a solenidade de certificação. É uma emoção muito grande. Na minha idade, conseguir um emprego é difícil. Trabalhei minha vida toda como motorista e também eletricista, mas agora quero exercer a função de operador de máquinas e ter um futuro mais feliz, de preferência trabalhando em Jirau. Esta é a minha esperança, disse ele.
Os cursos ofertados dentro do programa Geração Sustentável acontecem em oito pólos educacionais espalhados pelo estado de Rondônia, dois deles centralizados em Porto Velho, um em Guajará-Mirim, um pólo em Ariquemes, um em Nova Mamoré, um em Jaci-Paraná, um em Candeias do Jamari e um pólo educacional instalado dentro do próprio canteiro de obras de Jirau.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)