Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senadora pede realização de concurso para atender o Sipam


 

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) encaminhou hoje ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, documento em que pede informações sobre a realização de concurso para atender os Centros Regionais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) localizados em Porto Velho, Belém, Rio Branco e Manaus.  “O governo vai realizar o concurso, mas não há data prevista”, disse a senadora.

O Sipam, originário do antigo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), implantado em meados da década de 90, até hoje não tem quadro de pessoal efetivo. A senadora recebeu apelo do gerente em Rondônia, José Neumar Morais da Silveira, para que faça gestão junto ao governo federal com o propósito de mostrar a necessidade de se agilizar o concurso.

Segundo relata a senadora no documento, o Centro Regional de Porto Velho possui 54 funcionários comissionados e temporários, e neste momento oito deles irão deixar o órgão. “Eles foram aprovados em concursos e estão sendo chamados a assumir o posto”, diz a senadora.

“A falta de quadro efetivo tem causado transtornos no Sipam. Eu entendo que o concurso é uma necessidade urgente, e a Casa Civil já encaminhou aval ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Faço um apelo para que seja dada prioridade ao assunto. Neste momento, em que o Sipam tem papel fundamental no monitoramento da regularização fundiária da Amazônia, é imprescindível a estabilidade de um quadro técnico e operacional”, afirma.

A senadora Fátima lembra também que o Sipam desenvolve atividades com prefeituras para recuperação de mananciais, e o Centro Regional do Sipam em Porto Velho criou outros serviços, elogiados e absorvidos pelo conjunto do sistema, que podem ter o desenvolvimento comprometido por falta de pessoal. “Um exemplo é o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais, PROAE, que monitora o que acontece em áreas indígenas e unidades de conservação”.

A estrutura do Sipam em Porto Velho é localizada em área de 12 mil metros quadrados, e conta com alto investimento em tecnologia não encontrada em outros países. “É importante que ocorra também o investimento em quadro humano. Sei que o governo federal está preocupado com isso, vai realizar o concurso, mas entendo que deve haver prioridade. O ano de 2010 é um ano eleitoral, e isso encurta o tempo para ações na administração pública”, diz a senadora.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)