Quarta-feira, 15 de julho de 2009 - 11h27
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) encaminhou hoje ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, documento em que pede informações sobre a realização de concurso para atender os Centros Regionais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) localizados em Porto Velho, Belém, Rio Branco e Manaus. O governo vai realizar o concurso, mas não há data prevista, disse a senadora.
O Sipam, originário do antigo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), implantado em meados da década de 90, até hoje não tem quadro de pessoal efetivo. A senadora recebeu apelo do gerente em Rondônia, José Neumar Morais da Silveira, para que faça gestão junto ao governo federal com o propósito de mostrar a necessidade de se agilizar o concurso.
Segundo relata a senadora no documento, o Centro Regional de Porto Velho possui 54 funcionários comissionados e temporários, e neste momento oito deles irão deixar o órgão. Eles foram aprovados em concursos e estão sendo chamados a assumir o posto, diz a senadora.
A falta de quadro efetivo tem causado transtornos no Sipam. Eu entendo que o concurso é uma necessidade urgente, e a Casa Civil já encaminhou aval ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Faço um apelo para que seja dada prioridade ao assunto. Neste momento, em que o Sipam tem papel fundamental no monitoramento da regularização fundiária da Amazônia, é imprescindível a estabilidade de um quadro técnico e operacional, afirma.
A senadora Fátima lembra também que o Sipam desenvolve atividades com prefeituras para recuperação de mananciais, e o Centro Regional do Sipam em Porto Velho criou outros serviços, elogiados e absorvidos pelo conjunto do sistema, que podem ter o desenvolvimento comprometido por falta de pessoal. Um exemplo é o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais, PROAE, que monitora o que acontece em áreas indígenas e unidades de conservação.
A estrutura do Sipam em Porto Velho é localizada em área de 12 mil metros quadrados, e conta com alto investimento em tecnologia não encontrada em outros países. É importante que ocorra também o investimento em quadro humano. Sei que o governo federal está preocupado com isso, vai realizar o concurso, mas entendo que deve haver prioridade. O ano de 2010 é um ano eleitoral, e isso encurta o tempo para ações na administração pública, diz a senadora.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes