Quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 20h17
A senadora Fátima Cleide participa, nesta sexta-feira, às 10 h, no auditório da OAB, do III simpósio da Amazônia promovido pela bancada federal de Rondônia em parceria com a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados. Ela estará na mesa “O meio ambiente, desenvolvimento e a quebra do paradigma produtivo”.
Este ano, o tema do simpósio é Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas. Será oferecida ênfase às diversas experiências práticas de desenvolvimento sustentável, com propostas concretas para aperfeiçoar essas ações na região amazônica, levando em conta as mudanças climáticas.
Para debater sete temas, entre eles a remuneração pelos serviços ambientais e a posição do país na Conferência de Copenhagen; Os órgãos de fomento e obras do PAC e as suas conseqüências na economia regional, a médio e longo prazo; configuração territorial do Estado de Rondônia e o anseio de regiões pela emancipação municipal; as unidades de conservação, seus problemas, sua proteção e as potencialidades que elas geram para a sociedade; as políticas econômicas e sociais da União e suas conseqüências para a economia local e sustentabilidade e ecoturismo foram convidados representantes do Ministério das Cidades, Minas e Energia, Meio Ambiente, Agricultura, Casa Civil, Incra, DNIT, Funasa, Secretaria Municipal e Estadual do Meio Ambiente, ONG’S, especialistas na área de sustentabilidade, infraestrutura e turismo.
Retrospecto
O I Simpósio "Amazônia e Desenvolvimento Nacional" foi realizado em 2007 e resgatou o Plano Amazônia Sustentável (PAS), trazendo para o parlamento o debate em torno da Amazônia.
Já o II Simpósio "Amazônia tratou do Desafio do Modelo de Desenvolvimento, quando foram abordadas questões como transportes, ciência e tecnologia, com consideráveis avanços nessas áreas.
Eleições no PT
Às 16 h, na sede do PT, a senadora participa de entrevista coletiva para apresentação das candidaturas de José Eduardo Dutra, ex-senador petista, à presidência do diretório nacional do PT, e do deputado federal Eduardo Valverde à presidência do diretório regional em Rondônia.
Mara Paraguassu
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)