Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senadora Fátima propõe Programa de Crédito Educativo para estudantes de pós-graduação


A instituição do Programa de Crédito Educativo para Estudantes de Programas de Pós-Graduação (PCE-PG) foi proposta esta semana pela senadora Fátima Cleide(PT-RO) mediante projeto de lei protocolado na Mesa Diretora do Senado Federal. O projeto ganhou a identificação PLS 304/2006.    

"O Programa pretende, entre vários objetivos, contribuir para a formação de recursos humanos qualificados em áreas de especialização necessárias ao desenvolvimento científico, tecnológico e social do País e promover a formação de mestres e doutores para a expansão e qualificação do ensino e da pesquisa nas instituições de nível superior", afirma a senadora.

Segundo Fátima Cleide, o PCE-PG será um instrumento da política nacional de pós-graduação, e a idéia é complementar os programas de concessão de bolsas de estudos para alunos de mestrado e doutorado administrados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes).

"Os programas destas instituições não estão conseguindo acompanhar a expansão da pós-graduação no Brasil. É maior a cada ano o número de estudantes de mestrado e doutorado. Além do mais, o valor das bolsas tem sofrido deterioração progressiva. Ficou muito tempo congelado, desde o Plano Real (1994), ganhando reajuste somente em 2004", argumenta a parlamentar.

Mas a recomposição do valor das bolsas precisa ser permanente, o que, infelizmente, não está ocorrendo. O valor da bolsa de doutorado, por exemplo, que hoje é de R$ 1.267,00, deveria ser de R$ 2.692,00 para ter o mesmo poder de compra de janeiro de 1995.

"O governo Lula está consciente desta realidade, e comprometido em modificá-la. O ensino superior, uma obrigação constitucional do governo federal, tem tido transformação significativa no atual governo. Penso que a proposta contida neste projeto de lei seja uma contribuição a mais para o avanço de ações destinadas a fomentar a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico, obrigação constitucional do Estado brasileiro", diz a senadora.

A proposta da senadora Fátima Cleide atende, em alguma medida, a uma necessidade identificada no Plano Nacional de Pós-Graduação 2006-2010 – a de se implementar  "uma nova matriz orçamentária para o fomento do Sistema Nacional de Pós-Graduação".

Fundo

A criação de um Fundo para administrar o crédito educativo concedido a estudantes aprovados em processos de seleção em programas de pós-graduação credenciados pelo Comitê Gestor a ser encarregado de coordenar o PCE-PG está prevista no artigo 6º do projeto de lei.

Constituirão receitas do Fundo 5% da renda líquida dos concursos de prognósticos administrados pela Caixa Econômica Federal, bem como 15% dos recursos de premiação não procurados pelos contemplados no prazo de prescrição; dotações orçamentárias; receitas patrimoniais; doações de empresas ou pessoas físicas; transferências de recursos de outros fundos ou programas públicos da União, Estados e Municípios dentre outras.  

"A doação de pessoas físicas e jurídicas, com estímulo ao incentivo fiscal, está consagrada em países desenvolvidos. Ex-alunos de instituições de nível superior que concluíram atividades de pesquisa, sua formação acadêmica com apoio do Estado, poderão contribuir para o financiamento destas atividades", diz a senadora, apontando a possibilidade da doação como uma forma democrática de se compartilhar na sociedade o incentivo ao desenvolvimento científico e à pesquisa.

Fonte: Mara Paraguassu

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)