Quinta-feira, 27 de agosto de 2009 - 13h46
Preocupada com o envelhecimento da categoria, Fátima
diz que educadores precisam de valorização profissional
A senadora Fátima Cleide disse ontem (26) na abertura da Conferência de Educação de Porto Velho que a “categoria de professores está envelhecida e, por isso, nossos netos e bisnetos correm o risco de não ter quem os ensine a ler e escrever”. “Os jovens não querem ser professores, porque educadores não têm valorização profissional”, desabafou a senadora.
“Os governos não podem dar as costas para alunos e professores”, continuou Fátima, destacando o papel da conferência para reafirmar perante a sociedade e o Estado que a valorização profissional é condição essencial para a educação pública com qualidade.
Centenas de educadores do município de Porto Velho participam da conferência, que acontece até amanhã (28), no Teatro Banzeiros. “Muita gente morreu querendo ver este momento, como os educadores Florestan Fernandes e Paulo Freire”, disse a senadora, ao lembrar que eles lutaram por uma educação inclusiva e democrática, elaborada de baixo para cima.
“As conferências que estão sendo realizadas no Brasil são uma grande oportunidade para isso, uma oportunidade que a sociedade não pode perder para debater a educação”, disse Fátima, informando que até o fim deste ano serão lançadas as diretrizes de carreira dos profissionais de educação, com o objetivo de dar o mínimo de condições e qualidade de ensino aos trabalhadores e alunos desde Cabixi a Porto Velho.
Na oportunidade, ela falou sobre projetos de sua autoria. Um deles estabelece que as escolas só sejam autorizadas a funcionar se apresentarem espaços cobertos para a prática de educação física e recreação. Outro determina que 50% da carga horária de 40 horas seja destinado para atividades de planejamento.
Os participantes da Conferência em Porto Velho interagiram em forma de colóquios divididos por eixos temáticos durante os dois primeiros dias do encontro. Um dos eixos, ministrado pela senadora, abordou a formação e valorização dos trabalhadores em educação.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes