Quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 16h42
Democratização do acesso, papel do Estado na garantia do direito à educação e inclusão são alguns dos eixos temáticos que serão discutidos até sexta-feira (28) durante a Conferência Municipal de Educação realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação - Semed. O evento acontece no Centro de Formação de Professores e conta com a participação de professores, diretores, pais e alunos, Ministério Público Estadual (MP), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Sintero e outras instituições.
O prefeito Roberto Sobrinho afirmou que a importância da conferência se dá pelo fato de toda comunidade ter tido oportunidade de participar das discussões durante as pré-conferências. “Ao longo da nossa administração temos como filosofia incentivar a participação popular. De nada adianta o administrador estabelecer planos, se os maiores interessados ficarem de fora. O mesmo acontece quando o estado se articula e deixa o município de lado”, disse o prefeito.
Para a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa, o debate que ocorrerá na conferência é importante para o município, que passa a fazer parte da história do país. “Aqui estamos participando da articulação do Plano Nacional de Educação que será implantado em 2011 e norteará a educação no Brasil por dez anos. Toda sociedade deve participar deste momento”, afirmou.
Da conferência sairão propostas que serão apresentadas por 12 delegados na Conferência Estadual de Educação, que acontece em novembro próximo. O documento estadual será levado para a Conferência Nacional, que será realizada em abril de 2010.
A abertura da Conferência Municipal foi realizada no Teatro Banzeiros com a apresentação de alunos da Escola Municipal 8 de Março, que cantaram o hino de Porto Velho, e alunos da Escola Municipal 12 de Outubro, que cantaram ‘Para não dizer que não falei das flores’ , de Geraldo Vandré.
Eixos
Os eixos estipulados pelo Ministério da Educação são: 1- Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; 2- Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; 3-Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; 4- Formação e valorização dos trabalhadores em educação; 5- Financiamento da educação e controle social e 6- Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes