Quarta-feira, 2 de setembro de 2015 - 05h06

Três jovens estudantes conduziram a tocha que simboliza o sentimento patriótico, e foram apontados como a ligação entre o passado e o futuro no compromisso com o País. O governador Confúcio Moura convidou a população a participar de todos os eventos relacionados à memória da independência do Brasil.
Em frente ao Palácio Presidente Vargas, autoridades se perfilaram para o ato que foi breve, mas marcado por demonstrações de civismo. As bandeiras dos estados foram hasteadas por secretários de estado, e as de Rondônia e do Brasil pelo general de Brigada, Eduardo Costa Neves; e governador Confúcio Moura, respectivamente.
Os estudantes Klisman Rilly de Araújo, do Ensino Médio, estagiário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO e jogador de futebol); Maria Eduarda Neves, ginasta; e Carlos Samuel de Oliveira, vencedor de campeonatos de taekwondo, transportaram a tocha e acenderam a pira do fogo simbólico, que ficará no palácio até o encerramento das comemorações do 193º aniversário da independência do Brasil.
O general Costa Neves discursou afirmando que é importante comemorar, com patriotismo, os fatos que levaram os brasileiros a assumirem os destinos da nação. Segundo ele, o fogo simbólico, transportado pelos jovens, é a certeza de que as futuras gerações manterão o compromisso de manter o País livre. “Comemoremos com patriotismo. Tenhamos orgulho do nosso País”, pediu.
O tradicional desfile da Independência acontecerá na próxima segunda-feira (7), na avenida dos Migrantes, a partir das 18h. Participarão, entre outros, representações de escolas e Forças Armadas.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)