Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sem reajuste, trabalhadores em educação, em greve há 15 dias, intensificam manifestações


 
Os trabalhadores em educação do município de Porto Velho, em greve desde o dia 15 deste mês, decidiram intensificar, a partir desta quarta-feira, as manifestações públicas e atos de protesto na Capital.

A decisão foi tomada em assembléia nesta terça-feira (29/03), após uma reunião de negociação entre o comando de greve e representantes da Prefeitura. O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que a categoria está decepcionada com o prefeito Mauro Nazif e revoltada com a falta de compromisso da Prefeitura com a educação.

A reunião, realizada no Gabinete da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento), era aguardada com muita expectativa pela direção do Sintero e pelo comando de greve, pois o encontro foi solicitado pelo prefeito Mauro Nazif para a apresentação de uma proposta da Prefeitura em atendimento à pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação.

Ao encontro de hoje, porém, não compareceram o prefeito Mauro Nazif nem a secretária Municipal de Educação, Francisca das Chagas. Coube ao secretário Municipal de Administração, Mário Medeiros, acompanhado dos secretários de Planejamento e Finanças, anunciar a proposta: incorporação da gratificação de R$ 80,00 (negociação do ano passado), ou aumento de R$ 40,00 no auxílio alimentação, passando de R$ 240,00 para R$ 280,00.

Os diretores do Sintero e os integrantes do comando de greve argumentaram que a incorporação da gratificação de R$ 80,00 já havia ficado acertado com a categoria ainda no ano passado. Portanto, não pode ser considerado proposta. Eles insistiram para que a Prefeitura apresentasse algum índice de reajuste, mas os secretários não apresentaram nada diferente, além dos R$ 40,00 no auxílio alimentação.

Anunciada aos trabalhadores em educação durante assembléia realizada logo após a reunião, a “proposta” da Prefeitura causou uma revolta ainda maior na categoria.

Após discussão e avaliação da proposta, os trabalhadores decidiram manter a greve e intensificar as atividades de protesto. Já está confirmado para amanhã, quarta-feira, a realização de uma grande carreata pelas ruas e avenidas do centro da cidade e dos centros comerciais da Zona Sul e Zona Leste. Nos próximos dias outras manifestações serão realizadas envolvendo a comunidade. Para as atividades de amanhã a concentração será às 8 horas, no Sintero.

Fonte: Sintero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)