Quarta-feira, 17 de junho de 2009 - 13h40
Segurança pública é responsabilidade de todos, tanto do Estado quanto do Município. A afirmação é do secretário de segurança, Evilásio Silva Sena Júnior, que, na próxima segunda-feira (22), será um dos debatedores durante a sessão ordinária sobre segurança pública na Câmara Municipal de Porto Velho.
O secretário foi convidado para os debates na última terça-feira, quando recebeu a visita dos vereadores José Hermínio (PT) presidente da Câmara - e Ramiro Negreiros (PMDB).
Na reunião, em seu gabinete, o Secretário falou, aos vereadores, dos investimentos que a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está fazendo para reforçar o combate e a prevenção ao crime.
Dentre os pontos abordados na conversa, Evilásio Sena destacou a queda do índice de criminalidade, de 2007 para 2008, que está sendo mantida neste ano. A Capital, de 3ª mais violenta do Brasil, passou para 17ª em 2008. Neste ano temos mantido o mesmo índice, acentuou.
Tráfico
Com relação ao narcotráfico, o Secretário explicou que o Departamento de Narcóticos (Denarc) está orientado a dar apoio à Polícia Militar, fazendo também pequenas apreensões. O Denarc iniciou também pequenas abordagens e, em pouco tempo, fechou inúmeras bocas de fumo (pontos de venda de drogas), com prisões diárias. Para Sena, o tráfico de drogas é uma questão social que deve ser combatida em ação conjunta dos poderes constituídos.
Sena Falou ainda da luta do Governo Estadual para incluir Rondônia no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que trará investimentos para a criação de programas sociais e projetos de qualificação profissional. Não entramos ainda porque o índice de violência no Estado foi considerado baixo, acentuou.
Fonte: Assimp/Sesdec
Toni Francis MTE 753/RO
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)