Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 08h08
O Plano de Mobilidade Urbana, sinalização de ruas e a licitação para contratar a nova empresa de ônibus que vai operar o transporte coletivo em Porto Velho foram destaques na na Rede TV Rondônia.
Esses assuntos foram abordados pelos secretários Carlos Gutemberg (transportes e trânsito) e Mário Medeiros (administração), durante entrevista ao apresentador Marcondes Santos, que comanda o programa Rondônia da Gente.
Gutemberg foi o primeiro a falar e abordou de início a sinalização da Rua Joé Vieira Caúla. Ele explicou que a “situação está na justiça, e que, além disso, a via se encontra em obras. “Fizemos parte da sinalização vertical (placas). Tão logo o caso seja resolvido e as obras concluídas iremos também completar a sinalização”, declarou.
De acordo com o secretário da Semtran, muitas ruas e até bairros inteiros foram sinalizados nesses três anos da gestão de Mauro Nazif, mostrando que a prefeitura está presente e atendendo às necessidades da população. Como exemplos, citou o Conjunto Santo Antônio, e os bairros Eletronorte, Teixeirão, Caladinho e Socialista, que receberam asfalto novo. “Estamos reforçando a sinalização em diversos pontos e refazendo nas vias que foram asfaltadas ou recapeadas”, afirmou.
Sobre o Plano de Mobilidade Urbana idealizado pela atual gestão municipal, Carlos Gutemberg declarou que ele prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus com piso em concreto, ciclovias, ciclofaixas e calçadas com acessibilidade, dentre outros benefícios, mas uma pessoa entrou com ação na justiça e travou tudo. Garante, no entanto que a prefeitura não desistiu do projeto porque ele é de extrema importância para a capital.
Ônibus
Coube ao secretário Mário Medeiros falar sobre o processo de licitação para contratar a nova empresa de transporte coletivo que vai operar o sistema em Porto Velho. Disse que a prefeitura fez uma pesquisa e constatou a insatisfação de 95% dos usuários. Apesar disso, tentou resolver a questão de forma amigável, mas como não houve boa vontade por parte dos empresários, que só queriam falar de aumento da passagem, Nazif optou pela caducidade do contrato, “até porque as empresas estão devendo R$ 25 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS)”, disse.
A licitação foi lançada para todo o Brasil e todo processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. “Já tentaram embargar, mas a prefeitura conseguiu derrubar oito ações na justiça”, enfatizou. Para Medeiros, “é preciso acabar com o desrespeito a população porque ninguém utiliza ônibus de graça”.
Ainda conforme o secretário de administração da Capital, a gestão municipal também vem primando pela garantia do emprego dos trabalhadores, sendo que novas contratações devem ser feitas apenas via sindicato da categoria, como forma de garantir o aproveitamento da mão de obra qualificada.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)