Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretário de Finanças recebe Comissão da PEC da Transposição


 
O titular da pasta de Finanças do Estado, José Genaro de Andrade, esteve reunido com representantes de Sindicatos do Estado em seu gabinete para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 483/05, que garante a transposição dos servidores ativo e inativo de Rondônia para os quadros da União. 

A comissão, formada pelos sindicalistas Israel Borges (Sinjur), Valdemir Andrade caçador (Sindifisco), Claymilton Alves (Simporo), Cícero Evangelista Moreira (Sinsepol), Mauro Roberto (Sindafisco), pediu apoio do secretário para engrossar a mobilização, junto as Federações do Comércio e Indústria, para que através das Confederações possa ter acesso ás bancadas. “Nossa luta não tem bandeira partidária. Buscamos a união de todos com o objetivo de que a PEC 483/05 seja aprovada no dia da votação prevista para 16 deste mês”, disparou Cícero Evangelista do Sinsepol. 

Genaro se comprometeu em entrar em contato com os representantes da Fecomércio e Fiero a fim de ajudar a comissão sindical e os trabalhadores que há anos anseiam pela transposição. “Vamos tentar sensibilizar as autoridades das federações para que encampem essa luta também. Com a aprovação da PEC 483/05 não serão beneficiados apenas os servidores, mas também o Governo do Estado, porque a transposição representa um alívio aos cofres públicos estaduais e resolve várias situações engessando o governo”, argumentou Genaro. 


Mais de 600 servidores do Estado vão à Brasília 

O secretário recebeu uma camiseta que será usada pelos servidores de Rondônia no dia da votação da PEC em Brasília no dia 16 de setembro. No dia 13 a caravana composta por 16 ônibus segue para Brasília. 

Com a intenção de sensibilizar, seiscentos e trinta servidores, que fazem parte da caravana percorrerão os mais de 500 gabinetes do congresso nacional. “Nosso objetivo é pressionar o PT e o PMDB, porque a transposição só será aprovada mediante o esforço conjunto do Palácio do Planalto, Congresso e dos sindicalistas”, enfatizou Mauro Roberto, presidente do Sindicato dos auditores fiscais de Rondônia. 

De acordo com a comissão sindical, a despesa da caravana, referente à hospedagem e alimentação está orçada em R$ 600 mil e o Governo do Estado deve bancar parte dessa despesa. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)