Segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 13h27
Responsáveis técnicos pela saúde bucal indígena e implantação do módulo de saúde bucal do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) estarão participando, a partir de amanhã (01.09) até a próxima sexta-feira, em Brasília, de capacitação promovida pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai), órgão executivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho e Vilhena que prestam atendimento de saúde bucal a população de mais de 15 mil índios, de aldeias localizadas em 39 municípios dos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, atendidos pela Coordenação Regional da Funasa, estarão presentes no evento.
Segundo os organizadores, o objetivo é capacitar os servidores responsáveis pela saúde bucal de cada Dsei, de acordo com as diretrizes para a atenção à saúde indígena e treiná-los para a utilização das ferramentas de informação do Siasi.
Através da utilização deste programa, será possível fortalecer a organização dos serviços, uniformizar o processo de captação, inserção e saída de dados e, aprimorar a qualidade das informações em saúde bucal.
Com a nova ferramenta, também será possível processar e analisar dados epidemiológicos relacionados às principais patologias bucais e anomalias, tais como cárie dentária, doença periodontal, fluorose e má formação congênita. O programa conta, ainda, com um componente relacionado à especificidade das populações indígenas, que são os aspectos culturais, dando oportunidade para construir um verdadeiro banco de dados etnográfico.
Após o encontro, que terá uma segunda etapa programa para acontecer no próximo dia 15, será possível a elaboração do plano de implantação do programa nos Dseis.
Fonte: Ascom/Funasa
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes