Segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 13h27
Responsáveis técnicos pela saúde bucal indígena e implantação do módulo de saúde bucal do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) estarão participando, a partir de amanhã (01.09) até a próxima sexta-feira, em Brasília, de capacitação promovida pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai), órgão executivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho e Vilhena que prestam atendimento de saúde bucal a população de mais de 15 mil índios, de aldeias localizadas em 39 municípios dos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, atendidos pela Coordenação Regional da Funasa, estarão presentes no evento.
Segundo os organizadores, o objetivo é capacitar os servidores responsáveis pela saúde bucal de cada Dsei, de acordo com as diretrizes para a atenção à saúde indígena e treiná-los para a utilização das ferramentas de informação do Siasi.
Através da utilização deste programa, será possível fortalecer a organização dos serviços, uniformizar o processo de captação, inserção e saída de dados e, aprimorar a qualidade das informações em saúde bucal.
Com a nova ferramenta, também será possível processar e analisar dados epidemiológicos relacionados às principais patologias bucais e anomalias, tais como cárie dentária, doença periodontal, fluorose e má formação congênita. O programa conta, ainda, com um componente relacionado à especificidade das populações indígenas, que são os aspectos culturais, dando oportunidade para construir um verdadeiro banco de dados etnográfico.
Após o encontro, que terá uma segunda etapa programa para acontecer no próximo dia 15, será possível a elaboração do plano de implantação do programa nos Dseis.
Fonte: Ascom/Funasa
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)