Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Saída para Pacífico beneficia Rondônia



Saída para o Pacifico trará grandes benefícios para Rondônia

A idéia defendida por mais de 15 anos pelo ex-deputado federal do Estado de Rondônia e atual diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de infra-estrutura de Transportes (DNIT), Miguel de Souza, foi tema do seminário internacional "Saída para o Pacífico e Áreas de Livre Comércio – Oportunidades de Integração e Desenvolvimento" ocorrido no último fim de semana em Rio Branco (AC) e Puerto Maldonado no Peru.

Durante a sua palestra, o diretor ressaltou as oportunidades que se abrirão para a economia do noroeste brasileiro.

De acordo com Miguel, são grandes os benefícios desta nova rota, como o intercâmbio comercial, a integração turística e cultural entre o Brasil e Peru e ainda o acesso aos portos do Pacifico, como o da Ásia, considerado a maior população do mundo.

Em sua palestra, o diretor falou ainda sobre a economia gerada para a região com a implantação da estrada interoceânica "Saída para o Pacífico". Segundo ele, o custo do transporte deve ser reduzido em até US$ 30, em média, por tonelada. Explicou também sobre o mecanismo de embarcação. "Somente os Estados da região noroeste (Cuiabá para cima) usarão esta rota. Os portos de Santos, em São Paulo e Paranaguá, no Paraná, continuarão atendendo a demanda de parte da região Centro-Oeste, Sul e Sudeste (Brasília para baixo). Dessa forma o frete ficará mais barato para a região Norte, gerando competitividade, economia e lucro para o todo o país", afirmou.           
 
Com um custo de US$ 810 milhões, acordo firmado entre o Brasil e o Peru, a estrada começou a ser construída há dois anos e deve levar pelo menos mais dois para ficar pronta, diminuindo em aproximadamente 6 mil quilômetros a distância comercial com a Ásia. Quando estiver concluída, terá mais de 2,5 mil quilômetros entre Iñapari, na fronteira com o Brasil, e três portos peruanos - San Juan, Matarani e Ilo. Além de proporcionar ao Brasil uma saída ao Pacífico, o objetivo é que ajude a incrementar o comércio entre as regiões de fronteira.

História

Idealizador deste projeto, Miguel de Souza, que liderou e registrou em livro editado pelo Sebrae em 1992 - a Caravana da Integração Brasil-Peru-Bolívia - reuniu 25 pessoas, entre empresários, políticos, técnicos e jornalistas, com o propósito de "demonstrar a importância, a viabilidade e a necessidade da ligação rodoviária entre Brasil, Peru e Bolívia, através dos Estados de Rondônia e Acre", derrubou mitos e preconceitos que se interpunham à construção desta rodovia. 
 
Fonte:  Gabriella Lima – Ascom/DPP/DNIT
 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Em resposta às solicitações dos moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, a equipe do vereador Everaldo Fogaça, do PSD, esteve presente na Rua Neuzi

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)