Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rosângela Donadon quer universalizar 'Teste do Olhinho'



A deputada Rosângela Donadon (PMDB) apresentou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa indicação, com cópias ao Poder Executivo e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de estudos para universalização do acesso ao “Teste do Olhinho” no Cone Sul de Rondônia.

De acordo com a deputada Rosângela Donadon a indicação visa demonstrar ao governo estadual a necessidade de ser realizado o Teste do Olhinho ou Teste do Reflexo Vermelho, em crianças recém-nascidas no Cone Sul do Estado.

Para a deputada o exame é de extrema importância, pois previne e diagnosticam doenças como o retinoblastoma (câncer no olho), a retinopatia da prematuridade, glaucoma, catarata congênita, infecções, traumas do parto e a cegueira.

Rosangela Donadon disse que ainda não existe lei federal que garanta o exame “Teste do Olhinho”, em hospitais e maternidades públicas e privadas. Por conta disso disse que é grande a importância que o Estado assuma um papel proativo para a prevenção de doenças em que o próprio sistema de saúde não oferece acesso ao exame.
Voto de Louvor

A deputada Rosangela Donadon também apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa requerimento para Voto de Louvor a senhora Elza Boaro, pela prática de ato humanitário.

De acordo com a deputada Rosangela desde a implementação em 2011, da coleta de sangue no interior de Rondônia, para a verificação de compatibilidade para a doação de medula óssea, foi possível à cidadã rondoniense Elza Boaro, contribuir para salvar a vida do advogado mineiro Gabriel Massote, vítima de leucemia.

Para a deputada Rosangela o reconhecimento por este Parlamento à dimensão humanitária do ato voluntário praticado pela Senhora Elza, visa a ofertar à sociedade rondoniense um exemplo positivo de comportamento a ser multiplicado, incentivando outros cidadãos a se alistarem para a doação de órgãos e tecidos.

Fonte: Lorena Sampaio

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)