Sábado, 10 de maio de 2014 - 00h06
Durante a solenidade de posse do Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Comitê Estadual para Prevenção e Combate à Tortura no Estado de Rondônia, o governador Confúcio Moura, assinou junto à ministra-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, o Termo de Adesão do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites.
“O Plano é um compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil,, proporcionando mais oportunidades, direitos e cidadania”, destaca o governador.
Para o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, a adesão ao Plano Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites é um importante passo para a garantia de direitos da pessoa com deficiência, já que se trata de um conjunto de políticas públicas que garante acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde e acessibilidade.
Um dos benefícios na adesão do Plano é a inclusão de pessoas com deficiência no Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que oferece cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada, também conhecidos como cursos de qualificação profissional.
O Viver sem Limite garante que não sejam criadas turmas específicas para pessoas com deficiência e que não seja destinado quantitativo de vagas exclusivas para esse público. Todas as vagas do Pronatec poderão ser acessadas por pessoas com deficiência, independentemente do ofertante, do curso e do tipo de deficiência, com atendimento preferencial na ocupação das vagas.
O plano estabelece, ainda, ações relativas à construção de casas adaptáveis no Programa Minha Casa, Minha Vida; centros tecnológicos para formar treinadores e instrutores de cães-guia; instituição do Programa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva; linha de crédito para aquisição de tecnologia assistiva; e desoneração de produtos de tecnologia assistiva .
Fonte
Texto: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)