Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia amplia trabalho de reinserção social de apenados


Gente de Opinião

Apenados em frente de trabalho em Buritis

Atualmente o trabalho da Reinserção Social é um dos mais importantes realizados dentro das unidades prisionais.

As melhorias nos projetos de ressocialização, visando uma forma de incentivo para a reintegração do reeducando á sociedade é um dos pontos principais que o governo trabalha para garantir o retorno dos apenados a sociedade.

Com o objetivo de ressocializar pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) vem realizando diversos trabalhos, capacitações e atividades relacionadas á educação.

Neste ano houve um considerável avanço nas frentes de trabalho, apresentando números significativos. Em parceria com órgãos públicos e empresas, hoje nós temos na Capital e Interior, 1268 vagas disponíveis, sendo ocupadas por 560. Já nas capacitações, temos disponíveis 1215 vagas, onde são oferecidos os mais diversos cursos como: corte e costura, serigrafia, eletricidade básica, cabeleireiro,  entre outros.

Gente de Opinião

Apenadas em curso de corte e costura

Segundo o gerente da reinserção social, Alessandro Martins, para o acontecimento dessas ações, foram fundamentais as parcerias com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Desenvolvimento da Amazônia (Cootama), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação Beneficente de Assistência Médica (Asbamguama), entre outras. “A realização desses cursos é de extrema importância, já que é uma oportunidade de capacitar o reeducando, assim também podendo gerar fonte de renda para sua família”, destaca.

Muitas vezes, o apenado chega às unidades com a escolaridade incompleta, e alguns casos nem são alfabetizados. De acordo com a coordenadora de educação prisional da Sejus, Irlei Rodrigues, hoje tem o total de 1.465 alunos matriculados e 1.292 ativos, sendo divididos em Alfabetização, 1º ao 4º ano, 5º ao 8º ano, Ensino Médio e Superior. “O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas unidades prisionais do Estado de Rondônia tem levado a oportunidade de muitos finalizarem o Ensino Médio e até tentar ingressar em alguma faculdade, só nesse ano foram inscritos 400 na Capital e Interior”, explica.
 

Gente de Opinião

Dia de visita das crianças na brinquedoteca no Urso Branco



Fonte
Texto: Larissa Lopes – Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)