Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia ajuda o Exército a resgatar o herói Rondon


Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura ouve o general André Novaes 

O patrono das comunicações, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, foi novamente lembrado na terra que tem o seu nome desde os tempos de Território Federal, no século passado. Em comemoração aos 150 anos de nascimento do marechal, o governador Confúcio Moura reuniu-se hoje (20) com representantes da Secretaria Estadual Educação, da Superintendência Estadual de Turismo, Departamento de Comunicação Social, 17ª Brigada de Infantaria de Selva e da Memória Civelli Produções Culturais, empresa executora do projeto de criação do Memorial Rondon em Porto Velho, reafirmando seu apoio à preservação da memória de Rondon.

O governador recebeu o comandante da 17ª BIS, general-de-brigada André Luís Novaes Miranda, para apresentação prévia do projeto de criação do memorial.O projeto elaborado no Rio de Janeiro conta com a chancela do Exército e consiste na criação de uma exposição a respeito do marechal, com a criação de um centro de documentação e pesquisa e um sítio histórico que servirá de atração turística fomentando o desenvolvimento socioeconômico local.

Otimista com o projeto, Confúcio Moura apoiou a iniciativa e a pedido dos proponentes buscará patrocinadores por intermédio da Lei Rouanet (apoio à cultura). “O apoio do Governo é fundamental, sem ele será difícil o projeto sair do papel”, disse o general. Atualmente apenas meio por cento de toda a arrecadação da lei de incentivo a cultura é direcionada para a região.

Tendas e telégrafos

A exposição contará com logística profissional. Na parte externa serão montadas tendas que remetam aos acampamentos e o modo de vida dos integrantes da comitiva. Haverá exposição de artefatos e fotos relacionados ao telégrafo, expostos através de cenografia. Na parte interna o acervo retratará a importância de Rondon para o país.

A estrutura da exposição será modular podendo ser levada a todos os municípios do Estado, conforme questionou o diretor do Decom, Domingues Junior. Estão previstas ainda convênios com escolas e universidades para a visitação de alunos, criação de um selo comemorativo e ações festivas ressaltando a importância de Rondon para o País e para Estado, conforme sugeriu o superintendente da Setur, Júlio Olivar.

“Nós queremos um ponto de partida para contar a história de Rondon e do Exército no Estado, que surgiu por intermédio da comitiva que veio instalar os telégrafos interligando o País”, afirmou o General Novaes. “Aceitar este desafio é oferecer a apropriação deste conhecimento e sentimento para o população rondoniense”, complementou.
 

UMA VIDA PELA PAZ

Visto como o maior herói brasileiro, não apenas por haver ligado dois Brasis, o litorâneo e o interior, Cândido Mariano da Silva Rondon, durante os 40 anos em que percorreu 77 mil quilômetros que equivalem a duas voltas ao mundo, demarcou fronteiras, levou a comunicação integrando regiões. Enfrentava diferentes adversidades: fome, sede, frio, calor escaldante, tempestades tropicais, doenças, onças, cobras, mosquitos, naufrágios, emboscadas, motins e tentativas de assassinatos. Tudo isto a pé, em lombo de burro ou em frágeis canoas.

Porém, o maior feito de heroísmo de Rondon foi ter dedicado a sua vida a estabelecer a paz. Engenheiro militar, professor de matemática, ciências físicas e naturais, descobriu jazidas, rios e montanhas, completou e retificou mapas, contribuiu para a sociologia e antropologia ao entrar em contato com índios até então isolados. Colocou postes telegráficos que originaram cidades, mas o seu maior ideal era a paz.
 


Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)