Quinta-feira, 28 de julho de 2011 - 20h14
O Prefeito Roberto Sobrinho participou nesta quinta feira, dia 28, pela manhã, de uma assembléia extraordinária convocada pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom). O encontro ocorreu no auditório do Sebrae em Porto Velho, e contou com a participação de cerca de 80 prefeitos do interior do Estado. A reunião havia sido solicitada pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Héverton Alves de Aguiar, a fim de estabelecer entre o Ministério Público e os municípios parcerias que visem o bem estar social e a defesa dos direitos dos cidadãos.
O encontro foi comandado pelo presidente da Arom, Laerte Gomes, prefeito de Alvorada. Um dos temas discutidos foi a inadimplência calculada hoje em 32% sobre o pagamento do IPVA dos veículos que circulam em todo o estado. Só em Porto Velho, estão registrados 171 mil veículos, entre automóveis e motocicletas, e a inadimplência ainda é maior que a média de Rondônia: 35%.
Para Aguiar, uma parceria dos municípios com o MP poderia facilitar a cobrança sem que haja desgaste dos governantes com as comunidades, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Roberto Sobrinho lembrou que a fiscalização sobre os veículos que circulam com o IPVA atrasado é de responsabilidade do Estado, mas as cidades que possuem guarda municipal, como Porto Velho, podem e devem contribuir.
Para o Procurador-Geral, os municípios que não apertarem o cerco na fiscalização, podem ser responsabilizados por renúncia fiscal. “Quando não se fiscaliza, não se arrecada”, explicou.
O saneamento básico, um dos principais problemas de infraestrutura em Rondônia, também foi debatido. Muitos dos prefeitos presentes responsabilizaram a Caerd pela situação. Em Porto Velho, apenas 2% das moradias possuem sistema de esgoto.
Para Roberto Sobrinho, passar essa responsabilidade para empresas privadas é um assunto que precisa ser melhor discutido. “Empresas privadas buscam viabilidade econômica, e alguns municípios não vão ter condições de oferecer o ganho que as empresas pretendem”, explicou. Sobrinho citou a prática do que chamou de subsídio cruzado, onde a companhia responsável arrecada nos municípios maiores para aplicar nos menores. Ao final do encontro, Sobrinho elogiou a iniciativa do Ministério Público. “O MP quer ser um aliado, e isso é muito positivo”, definiu.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Frank Néry
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)