Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ribeirinhos desabrigados pela cheia fazem reivindições


Uma comissão representante de famílias ribeirinhas desabrigadas pelas enchentes do Rio Madeira apresentou um documento de reivindicação com treze itens na manhã de hoje, 15, em frente ao Palácio Rio Madeira.

A comissão, composta por lideranças das comunidades de São Carlos, Itacoã, Cujubim e Cujubim Grande, Bom Será, Brasileira, Pau D’arco, Bom Jardim, Mutum, São Miguel e Remanso Grande, pede para que o movimento seja reconhecido como idôneo para apresentar as reivindicações; para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil e dos poderes constituídos, podendo participar da discussão dos temas que envolvem a calamidade, bem como da discussão dos planos de trabalho para a reconstrução das comunidades.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes à manifestação, mas a comissão foi recebida no Palácio Rio Madeira pelo chefe de gabinete do Governo de Rondônia, Waldemar Albuquerque, que estava acompanhado dos secretários municipais de Planejamento e Gestão, Jorge Elarrat e de Meio Ambiente, Edjales Benício.

Gente de Opinião

Entre as reivindicações, as comunidades ribeirinhas querem discutir um novo modelo de habitação, que seja adaptado às áreas em moram, como também que os terrenos sejam compatíveis para a produção e, para isso, solicitam para que o governo e a prefeitura peçam consultoria a órgãos como a Emater, para que, inclusive, emita laudos das perdas agrossilvopastoris e faça a análise dos prejuízos alcançados.

Também pedem para que sejam identificadas áreas de terra firme em caráter de urgência, com a participação das comunidades. E, em termos gerais, que tenham garantias de regularização onde forem feitos os novos assentamentos; que haja preocupação com a memória histórica das comunidades, como forma de respeito à identidade das famílias; e que haja espaços públicos para lazer, entretenimento e manifestações culturais.

Pelo governo, o chefe de gabinete Waldemar Cavalcanti, disse que os pedidos serão analisados em conjunto com a secretaria de Assistência Social e Defesa Civil, levantando os procedimentos que já foram feitos para que, posteriormente, seja dado conhecimento à comissão em nova reunião.

De acordo com o secretário municipal Edjales Benício, do Meio Ambiente, cada caso será estudado e será avaliada a possibilidade de atendimento a todas as demandas. Ele disse que as ações têm sido feitas em conjunto com o governo. Já o secretário municipal de Planejamento, Jorge Elarrat, disse que a secretaria estará à frente da reconstrução de bairros, assistência a comerciantes, ribeirinhos e produtores rurais, citando que a parceria do governo do Estado é fundamental para que se concretize essa reconstrução.


Fonte
Texto: Mirian Franco - com informações Romeu Noé
Foto: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)