Quarta-feira, 4 de junho de 2014 - 05h03
Militares e civis que integram o Programa Calha Norte (PCN) estiveram na segunda-feira (2) no palácio Getúlio Vargas. Eles foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, uma vez que o governador Confúcio Moura (PMDB) havia viajado a São Paulo.
A visita, de acordo com Marco Antônio, simboliza a atenção que os responsáveis pelo programa vêm dispensando a Rondônia, um dos estados mais assistidos pela União com investimentos da ordem de R$ 70 milhões.
Os oficiais comentaram sobre a intensidade de ações realizadas no desenvolvimento e na defesa da Região Norte. O Calha Norte foi idealizado em 1985, durante o governo Sarney. Previa a ocupação militar de uma faixa do território nacional situada ao norte da calha do rio Solimões e do rio Amazonas.
Atualmente o programa é subordinado ao Ministério da Defesa do Brasil, sendo implementado pelas Forças Armadas. Ao todo são atendidos 194 municípios e 95 situados em área de fronteira. Rondônia e outros cinco estados da região são assistidos pelo programa. O principal objetivo é fortalecer a presença nacional ao longo da fronteira amazônica, tida como ponto vulnerável do território brasileiro.
Além dos representantes das forças de segurança de Rondônia, entre os visitantes estavam o brigadeiro Roberto Dantas, coordenador de projetos do Calha Norte. O coronel Luiz Carlos Casagrande, da Força Aérea Brasileira; general de Brigada, Eduardo da Silva; o general André Novaes, da Brigada Príncipe da Beira e a doutora da Universidade de Brasília, Graciete Guerra da Costa.
Fonte
Texto: Decom
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)