Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RAUPP: Desmatamento zero assegura compensação para os produtores rurais de RO



O Senador Valdir Raupp (PMDB-RO)  disse   que o projeto  apresentado no Senado Federal sobre desmatamento zero assegura compensação para proprietários de terras da região amazônica, que cumprirem  com o que determina a proposta. A declaração do senador foi feita durante a audiência pública  destinada a debater o Código Florestal,  realizada na Assembléia Legislativa do estado de Rondõnia, na tarde de hoje (29/06).

O senador lembrou que o projeto de sua autoria de nº 342/2008 tramita na Comissão de Meio Ambiente,  e prevê  como compensação, dentre outras  a regularização fundiária, aporte de recursos para o financiamento das propostas encaminhadas pelos proprietários rurais assentamentos para a reforma agrária e  exploração de atividades agropecuárias ambientalmente sustentáveis. As compensações atingiram as áreas já exploradas (gado de leite, gado de corte e café) devido ao fato de que Rondônia ter contribuído com o que a Amazônia preservou, esclareceu o senador, “Os produtores rurais não podem se condenados já que no passado o governo federal incentivou o desmatamento”, afirmou.

Raupp acrescentou que dos 9 estados da Amazônia Legal 83% têm cobertura florestal e que a área desmatada representa apenas 17%.. “O Brasil é o segundo país no mundo em cobertura nativa, só perdendo para a Rússia com 400 milhões de hectares”, disse o senador ao destacar que no quesito poluição o Brasil está abaixo de todos os países.

 Quanto a revisão do Código Florestal que tramita no Congresso Nacional, o senador disse esperar que essa discussão seja  mais ágil, em virtude da consciência ambiental que se tem hoje na região amazônica e em todo o país. A última discussão em torno da revisão do Código demorou 13 anos, frisou.

O senador que também participou da audiência pública de Ji-Paraná, na última sexta-feira, revelou que em Brasília vai propor agilização na votação do projeto sobre o desmatamento zero no Senado, e solicitar do governo federal a implantação de medidas que beneficiem os produtores rurais, especialmente neste momento em que o presidente Lula promulgou a medida provisória da regularização fundiária, na última semana. 

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)