Domingo, 3 de dezembro de 2006 - 07h52
O projeto-piloto do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, será implantado em Rondônia, segunda-feira (04), às 14 horas, com a instalação de uma biblioteca no assentamento São Pedro, município de Nova Mamoré. A ação faz parte de uma estratégia do Programa em parceria com a Delegacia Federal do MDA de Rondônia e do Programa Nacional de Crédito Fundiário para identificar o perfil das comunidades rurais e articular a ampliação das bibliotecas no Estado.
Cem famílias do assentamento São Pedro, localizado no município (fronteira com a Bolívia), serão beneficiadas com a biblioteca e contarão com dois dos seus moradores para incentivar a leitura e realizar o empréstimo dos livros. Eles serão capacitados como agentes de leitura, voluntários escolhidos pela comunidade.
Cada arca possui 200 livros, de literatura, didáticos e de pesquisa, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania.
Desde o lançamento do Programa, em dezembro de 2003, foram implantadas 2.361 bibliotecas em 21 Estados brasileiros, atendendo mais de 200 mil famílias com mais de 500 mil livros distribuídos e a capacitação de mais de 4 mil agentes de leitura. As Arcas também estão presentes em Cuba e Timor Leste, como cooperação técnica solidária.
Programa Arca das Letras
Criado em 2003, o Programa Arca das Letras é desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, com o objetivo e incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.
Além de estimular a leitura, as expressões culturais e o processo participativo nas comunidades, que escolhem os assuntos que vão compor o acervo, o local onde a biblioteca vai ser instalada e indicam os agentes de leitura.
O programa possui uma rede de parceiros como o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE/MEC, Ministério da Cultura, Ministério de Minas e Energia/Luz para Todos, Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, Centros Culturais Banco do Brasil, OnG Missão Criança e movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais.
As Arcas são fabricadas como parte de projetos sociais contando com o apoio de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Prefeituras Municipais, detentos das penitenciárias de Petrolina/PE, Fortaleza/CE, Mossoró/RN, Vila Velha/ES e alunos em situação de risco social no Rio Grande do Sul (Fundação Pão dos Pobres) e portadores de necessidades especiais no Piauí (Centro de Profissionalização Integrado - CEPI), com recursos arrecadados das bilheterias dos CCBBs.
Fonte: INCRA/RO Ascom
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a