Terça-feira, 31 de março de 2009 - 12h28
Na caso dos professores, duas das principais reivindicações foram asseguradas na reunião do prefeito Roberto Sobrinho com dirigentes do Sintero. A elevação de nível automaticamente para novos graduados e o envio do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) para a Câmara de Vereadores foram os principais avanços da rodada de negociação.
Por meio do PCCS será criado o cargo único de professor, incluindo supervisor e orientador. Também ficou acertado que na próxima semana já deverá ser enviado à Câmara o projeto de lei que altera a lei da licença prêmio, para que gratificações não sejam cortadas durante gozo do benefício.
O Sintero pediu também o pagamento de insalubridade às merendeiras, mas a Semad explicou que o Ministério do Trabalho editou portaria definindo as profissões passíveis de receber o adicional, na qual a função de merendeira não está incluída.
Com relação ao Plano de Carreira, Cargos e Salários, a proposta, em fase de construção por um grupo de trabalho da Semed e do Sintero, deverá ser enviada no mês de maio para análise e aprovação dos vereadores.
Salários
Mesmo sem um índice de reajuste neste ano, mas com a garantia de pagamento dos qüinqüênios, a política de recuperação dos salários dos professores elevou os vencimentos para um nível maior que os pagos pelo governo do Estado. Hoje, os professores municipais que antes da gestão de Roberto Sobrinho tinham os salários defasados, recebem melhor que os do quadro estadual.
No ano passado, por exemplo, enquanto que o Estado deu apenas 4% de reajuste, em duas parcelas de 2% cada, a prefeitura reajustou em 14% os vencimentos. "Vamos retomar essa política de recuperação assim que o orçamento permitir. Nosso compromisso político é de que os 25% do orçamento destinado à educação, sejam efetivamente investidos no setor, seja em obras, custeio, manutenção, seja no próprio servidor", reforçou o prefeito.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)