Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura trabalha com várias frentes na Capital e distritos


 

Gente de OpiniãoA prefeitura de Porto Velho avança nos trabalhos que visam mudar radicalmente o visual da cidade. Equipes da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) trabalham de forma intensa para cumprir a determinação do prefeito dr Hildon Chaves, que é limpar toda capital de Rondônia no mais curto espaço de tempo possível.

Nesta quarta-feira (5), por exemplo, uma das equipes realizava serviços na avenida Pinheiro Machado, entre as avenidas Guaporé e Mamoré, na região Leste da cidade. A missão consiste em retirar todo mato e entulhos das calçadas, roçagem, raspagem da terra e lixo acumulados na margem da pista e recolhimento de toda sujeira com auxilio de pá carregadeira e caminhão basculante (caçamba).

A quantidade de terrenos baldios sem qualquer cuidado por parte dos proprietários, com a frente tomada por matagais e lixos obstruindo calçadas torna ainda mais difícil a ação dos garis. Em muitos casos o mato é tão alto que é preciso abandonar a roçadeira e utilizar facões para fazer a limpeza e liberar a passagem aos pedestres.

No caso da avenida Pinheiro Machado, a Semusb iniciou a limpeza desde a avenida Jorge Teixeira e segue até a Mamoré, que é o trecho mais crítico. Na parte mais central da via, é necessário somente a manutenção por parte da equipe de varrição.

O subsecretário Wellen Prestes disse que várias equipes estão espalhadas pelas ruas de Porto Velho e também nos distritos. Nesses últimos dias a Semusb realizou limpeza e recolhimento de lixo em toda extensão da rua e da praça localizadas atrás do Porto Velho Shopping, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte.

Citou ainda a retirada de entulhos oriundos do mutirão de limpeza no bairro Cohab Floresta, na zona Sul, onde os serviços já foram finalizados. A Semusb também concluiu mutirões de limpeza nos bairros Socialista (zona Leste) e Areal da Floresta, na região Sul da cidade. “Estamos nas principais avenidas e atacando os pontos críticos”, explicou. Prestes acrescentou que tem equipes trabalhando na avenida Guaporé.

Prédios públicos também estão sendo beneficiados, de acordo com o cronograma de atuação da Semusb. Um deles é unidade de saúde do bairro Três Marias, abandonada por gestões anteriores e que nunca foi entregue à população, estava com o pátio completamente tomado por mato e lixo, mas agora a realidade é outra..

DISTRITOS

O Distrito de União Bandeirantes já foi beneficiado com mutirão de limpeza. Na próxima segunda-feira (10), ação semelhante será iniciada em Jaci-Paraná. “Por se tratar da semana santa, nosso pessoal fica em Jaci somente até quinta-feira e retorna para Porto Velho. Na outra segunda reiniciaremos os trabalhos e ficaremos a semana inteira, até que o serviço seja concluído”, afirmou.

Prestes informa que o próximo passo será atender Nova Mutum e depois segue para os demais distritos localizados ao longo da BR-364. Rio Pardo também será atendido pelo programa de limpeza nos distritos da capital.

Fonte: comdecom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)