Quarta-feira, 24 de junho de 2009 - 13h46
“Falta de conhecimento”. Assim o prefeito Roberto Sobrinho resumiu recente declaração do governador Ivo Cassol, que o criticou por investir recursos “para matar mosquito”. O comentário foi feito nesta manhã (24), durante cerimônia de entrega de 21 camionetes Mitsubischi L-200, feita pelo presidente da concessionária Santo Antonio Energia, Roberto Simões, ao município de Porto Velho.
O evento contou com a participação do vice-prefeito Emerson Castro e reuniu secretários municipais, diretores da concessionária, vereadores, o diretor do Centro de Pesquisa do Cemetron, infectologista Mauro Tada, o representante da Fiocruz, Rodrigo Stábile e servidores.
As camionetes serão utilizadas em ações de combate a malária e à dengue. Durante as audiências públicas que discutiram os impactos sócio-ambientais das usinas, especialistas alertavam obre o risco de se repetir o que aconteceu com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no início do século passado, quando o descontrole sobre a malária resultou na morte de milhares de trabalhadores.
Em função disso, desde o início da construção das usinas a prefeitura tem priorizado ações de combate à malária. Recentemente, porém, o governador Cassol, em mais uma de suas declarações lamentáveis, criticou Roberto Sobrinho por investir em “matar mosquito”. “Banalizar os investimentos no combate ao mosquito transmissor da malária só demonstra a falta de conhecimento”, disse o prefeito, acrescentando que “a saúde pública é um assunto muito importante para ser partidarizado e politizado”.
![]() |
| Roberto Sobrinho e Roberto Simões se cumprimentam após assinatura do termo de doação |
Redução
O secretário municipal da Saúde, Wilhames Pimentel, mostrou com números que as ações da prefeitura já produziram resultado positivo. Segundo ele, neste mesmo período do ano passado, de janeiro a junho, foram registrados 1.130 casos de malária falciparum, a forma mais letal do protozoário, responsável por 30% dos casos de malária no Brasil. Neste ano, até agora, esse número caiu para 748 casos, sem nenhuma morte.
O presidente da Concessionária Saesa, Roberto Simões, disse que a cerimônia de entrega de veículos à prefeitura é apenas uma das várias que serão realizadas sobre compensações sócio-ambientais. Segundo ele, de R$ 14 milhões já contratados em investimentos na compensação, cerca de R$ 8 milhões já foram desembolsados. Ele disse que até o final do ano as ações estarão bem adiantadas em relação ao cronograma.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)