Segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 - 10h29
Depois da implantação da primeira unidade demonstrativa de horta agroecológica, a Prefeitura de Porto Velho inaugurou na última sexta-feira, 12, a “Feira de Sabores”, iniciativa idealizada pelo prefeito Mauro Nazif que visa incentivar o comércio dos produtos da agricultura familiar cultivados sem o uso de agrotóxicos ou de adubos sintéticos. A feira que funciona no pátio
da Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), localizada, na rua Mário Andreazza, no JK III, na zona leste, faz parte do PFPA (Programa de Fomento à Produção Agroecológica do Município de Porto Velho). “A ideia é trabalhar a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares de uma forma sustentável, sem agressão ao meio ambiente. Esse projeto da feira está lincado com os das hortas agroecológicas. É nessa feira que a produção agroecológica será exposta para venda ao público”, explicou o secretário Leonel Bertolin, da Semagric.
O secretário adiantou que a intenção do prefeito Mauro Nazif, ao lançar o Programa de Fomento à Produção Agroecológica, foi a de garantir aos porto-velhenses o consumo de produtos saudáveis, de boa qualidade livre de pesticidas e com agregação de valor para melhorar a renda dos produtores rurais. No entanto, o secretário admitiu que o custo para trabalhar esse novo sistema de produção ainda tem um custo alto, mas a Semagric trabalha no sentido de reduzir esse custo para tornar a agricultura agroecológica acessível aos produtores rurais. Com essa redução será possível inserir mais agricultores familiares no programa contribuindo para a conservação da biodiversidade local e o equilíbrio ecológico. “O prefeito visa o agronegócio como uma alternativa importante para o desenvolvimento econômico do município. E determinação dele é para encontrarmos para baratear esse custo para ampliar a feira com a participação de mais agricultores. E estamos em busca de novas tecnologias para conseguir esse barateamento”, disse.
A agricultora Rosângela da Silva, 42 anos, do assentamento Joana D'arc, aprovou a iniciativa do prefeito. “Esse é um projeto ótimo para nós que precisamos vender os nossos produtos. Porto Velho há tempos necessitava de uma feira como essa e nós que somos da cooperativa é muito importante. Trabalhamos com açaí, cupuaçu e temos que fazer tudo isso chegar às pessoas. Principalmente porque são produtos cultivados sem veneno”, disse.
Edna Garcia, da Linha H 32, na região do rio das Garças foi outra produtora rural que parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Essa ideia é muito boa. Não existem feiras como essa em Porto Velho e se cair no gosto da população todos saem ganhando. As famílias que vão poder comer alimentos saudáveis e nós que teremos para quem vender. Vamos torcer para que esse projeto vingue”, frisou.
Fonte: Joel Elias | Fotos Medeiros
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)