Terça-feira, 17 de março de 2009 - 15h39
O primeiro encontro estadual de Controle Social e Atenção Básica que acontece até a próxima quinta-feira (19), no hotel Rondon em Porto Velho, reúne centenas de profissionais da saúde como médicos, enfermeiros e técnicos da capital e interior do estado.
O seminário tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que além de trocar experiências com especialistas, também vão ser instruídos por técnicos e coordenadores de vários programas do Ministério da Saúde. Entre os temas estão as Perspectivas da Atenção Básica no Brasil, a saúde da família impulsionando redes de atenção à saúde do SUS e a Política de Atenção Básica: implementação da portaria 648 e seus impactos em Rondônia.
Entre os participantes do encontro, estão em Porto Velho o coordenador Nacional de Atenção Básica, coordenador nacional de Saúde Bucal, Coordenação Nacional de Saúde Mental.
O controle social da defesa dos direitos das ações de Atenção Básica aos usuários do SUS, e a atuação do Ministério Público em defesa da saúde no estado, são temas que vão ser apresentados pelos representantes do Ministério Público de Rondônia.
A Atenção Primária e Vigilância em Saúde: Potencializando Ações e Garantindo Resultados, é uma das mesas redondas que terá a participação da secretaria municipal de Saúde, (Semusa) através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, com apresentação do tema Experiência Exitosa do Município de Porto Velho entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde, pela especialista em Vigilância das Doenças Transmissíveis, Régia Martins. "Nós precisamos atentar para essa nova visão do SUS, de que, a vigilância em saúde deve ser realizada pela Atenção Básica, promovendo ações que vão resultar na melhoria do atendimento e da saúde da população" argumentou a técnica.
A Semusa já vem praticando esta nova visão do SUS, desde que implantou o sistema de trabalho, no qual vigilância e atenção básica executam as atividades em parceria. A exemplo disso, vem desenvolvendo ações como os mutirões de combate a Dengue e vários cursos de capacitação, como o já realizado para dezenas de profissionais como médicos, bioquímicos e odontólogos, com a participação de supervisores de campo.
A Semusa também participa do primeiro encontro estadual de Controle Social e Atenção Básica, com o tema A Formação e a Atenção Permanente na Atenção Primária em Saúde.
Fonte: Ascom / Nara Vargas
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)