Segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 10h19
Quase 200 famílias de agricultores de Porto Velho foram beneficiadas neste final de semana com entrega de equipamentos que vão agregar valor aos seus produtos. Por volta do meio-dia, o prefeito Roberto Sobrinho entregou uma câmara fria à Associação Arco Íris, no Setor Chacareiro no final da Rua José Vieira Caúla, composta de 38 famílias. Antes, a secretária municipal de agricultura e comércio (Semagric), Josélia Saraiva, entregara uma câmara fria, uma seladora (para vedar a embalagem) e uma balança eletrônica aos produtores da Linha Progresso – no bairro Ulysses Guimarães -, que conta com 150 famílias.
Roberto falou dos projetos da Prefeitura para fortalecer a agricultura familiar. “Já contabilizamos 44 agroindústrias e nosso objetivo é instalar mais 60 com a contrapartida da construção das usinas do Madeira”, disse. O prefeito explicou que a entrega desses equipamentos faz parte do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar, cuja assistência por parte da Semagric vai desde a elaboração do projeto, preparo da terra, assistência técnica e capacitação, para que a produção tenha maior valor no mercado. “Já estamos comprando os produtos de vocês para a merenda escolar e vamos comprar muito mais para abastecermos o restaurante popular, que está em fase de conclusão”, destacou.
Josélia Saraiva anunciou a criação de um selo de qualidade por parte da Prefeitura para agregar maior valor aos produtos dessas agroindústrias. “Esse é um programa de governo do prefeito Roberto Sobrinho, que não visa apenas entrega de maquinários. Todos são instalados, testados e deixados funcionando perfeitamente. Primamos também pelo armazenamento e beneficiamento dos produtos, que a partir de agora levam o selo de qualidade com a marca da Prefeitura”, enfatizou.
Para garantir melhor assistência aos produtores, o município contratou mais quatro engenheiros agrônomos e o prefeito anunciou que pretende contratar mais duas equipes. O trabalho da Prefeitura também inclui ampliação e construção dos galpões onde são instaladas as agroindústrias. “Estamos fortalecendo a Semagric para que os produtores possam trabalhar com tranqüilidade. Nosso objetivo é a qualidade da produção. Desta forma, vocês podem vender até para outros países”, concluiu o prefeito.
A presidente da Associação Arco Íris, Odete Feijó, elogiou as ações da prefeitura. “É o primeiro prefeito que vem aqui e dá atenção aos produtores. A secretária (Josélia) nos procura até aos finais de semana”, afirmou. O deputado federal Eduardo Valverde e a senadora Fátima Cleide falaram dos recursos conseguidos em Brasília para tornar realidade o plano de governo de Roberto Sobrinho. Também estiveram presentes a vereadora licenciada e secretária de educação, Epifânia Barbosa, o secretário Israel Xavier e a primeira-dama, Lucilene Peixoto.
Depois da solenidade de entrega da câmara fria, todos foram convidados a participar de uma churrascada, acompanhada de sucos naturais (acerola e cupuaçu), macaxeira e salada, todos produzidos pelos próprios agricultores.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes