Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho pretende instalar agroindústria de leite


Está em fase de projeto a construção de uma agroindústria de leite, pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e que fará a captação e resfriamento do leite produzido por pequenos produtores da capital, numa capacidade de armazenagem de até 30 mil litros diários. De acordo com Leonel Bertolin, titular da Semagric, o investimento terá grande reflexo na economia local, gerando emprego e renda aos pequenos produtores.

O secretário destaca que a produção de leite em Porto Velho já aumentou significativamente entre 2012 e 2013. “Era de 20 mil litros e agora passa de 50 mil litros/dia. A Prefeitura está buscando mais condições para que essa produção sejam ampliada. Em 60 dias, tudo ocorrendo como o previsto, estaremos concluindo os processos necessários e começando as obras deste Laticínio de Porto Velho. Isso é um fato. Vai acontecer. Estamos certos de que vai haver um grande avanço na geração de novos empregos para esse setor da economia”, enfatizou.

Agroindústrias

O secretário fez questão em lembrar dos esforços, que a gestão municipal vem empenhando, para fazer funcionar com eficiência, as agroindústrias em Porto Velho. “A principal resposta para o que tem atravancado o sucesso das agroindústrias de Porto Velho é a dificuldade criada com a regularização fundiária e ainda a possibilidade de se conseguir licenças ambientais. Isso tem feito com que os produtores procurem por outros municípios”, explicou ele.

Neste sentido, novos esforços estão sendo implementados pela Semagric para agilizar a conclusão de processos ambientais e fundiários que podem trazer crescimento da produção. “As parcerias firmadas com a Embrapa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com o Ministério Público têm sido fundamentais para legalizar a parte fundiária e ambiental, a fim de que agroindústrias e laticínios possam funcionar”, destacou.

Outras formas de resultados devem vir com a abertura de estradas e com a chegada de energia elétrica às propriedades rurais. Assim, segundo os balanços da Secretaria, a produção agroindustrial de Porto Velho, nos próximos dois ou três anos, deve crescer vertiginosamente, no entanto, os levantamentos já estão indicando grande reação de setores que estavam estagnados.

Fonte: Renato Menghi

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Durante entrevista concedida neste sábado à Rádio Clube FM de São Miguel do Guaporé, o deputado estadual Ismael Crispin (PP) comemorou os resultados

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD

Durante reunião na Central Única dos Trabalhadores – CUT/RO com sindicatos e movimentos sociais, a pré-candidata a deputada estadual pelo PT/RO, Gio

Mulheres vítimas de violência terão sala especial em Cacoal com apoio de Cirone Deiró e Nice Condaque

Mulheres vítimas de violência terão sala especial em Cacoal com apoio de Cirone Deiró e Nice Condaque

Mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, maus tratos e crimes sexuais, deverão ser atendidas em sala privativa, em Cacoal,

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)